Krūra
grahas (maléficos) influenciando a quatro, enquanto o seu senhor está mal
colocado geram infelicidade, inveja, uma natureza enganadora, mesquinha, insensível
e maliciosa. Influências de śubha grahas (benéficos) na quatro, por outro lado, fazem o indivíduo sincero, jubiloso, inocente, puro,
tranqüilo e benevolente, desde que o seu senhor também detenha força e ocupe rāśis (signos) e aṁśas (divisões) de śubha
grahas. Os seguintes ślokas do
Jātaka pārījāta provam o que digo:
"Se
o senhor da oito estiver conjunto a um krūra graha e a quatro estiver ocupada
por um krūra graha, o indivíduo será dado a enganar; mas se o senhor da oito
estiver em uccha, sva ou mitra rāśi/aṁśa, enquanto a quatro recebe o olhar de
um śubha graha, o indivíduo será sincero.
O
indivíduo terá uma mente pura e calma caso o senhor da quatro estiver forte, em
gopura ou outro vaiśeṣikāṁśa, ou mesmo em mṛdu e outros ṣaṣṭyāṁśas benevolentes.
- 12.94-95"
Outra interessante
informação sobre a quatro é dada na Phaladīpikā, onde Mantreśvara diz (11.01)
que a castidade também depende da boa condição da quatro e de seu senhor. No
entanto, é óbvio que essa informação deve ser considerada conjuntamente com os
outros elementos do mapa e não isoladamente.
P. e., se Chandra (Lua) e Śukra (Vênus), os dois principais kārakas da quatro, estiverem ocupando krūra rāśis (ar, es, cp e aq) e aṁśas, sob influência de krūra grahas, enquanto um ou mais krūra grahas ocupam a quatro, então é certo que o indivíduo manifestará as más características acima mencionadas. O contrário evocará características opostas. Inclusive, pode-se considerar também śubha e aśubha yoga[1] nessa avaliação, uma vez que incidem de maneira muito significativa sobre o caráter do indivíduo.
Om
tat sat
Nenhum comentário:
Postar um comentário