quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Estudando a pureza através do quarto bhāva

O quarto bhāva, de acordo com Parāśara, descreve kanyā, a pureza de um indivíduo. Podemos identificar se alguém é dotado de bons e nobres sentimentos ou se é malicioso e enganador por meio desse bhāva, o qual representa, a um nível físico, o coração e, naturalmente, as nossas emoções e grandeza de espírito.

Krūra grahas (maléficos) influenciando a quatro, enquanto o seu senhor está mal colocado geram infelicidade, inveja, uma natureza enganadora, mesquinha, insensível e maliciosa. Influências de śubha grahas (benéficos) na quatro, por outro lado, fazem o indivíduo sincero, jubiloso, inocente, puro, tranqüilo e benevolente, desde que o seu senhor também detenha força e ocupe rāśis (signos) e aṁśas (divisões) de śubha grahas. Os seguintes ślokas do Jātaka pārījāta provam o que digo:

"Se o senhor da oito estiver conjunto a um krūra graha e a quatro estiver ocupada por um krūra graha, o indivíduo será dado a enganar; mas se o senhor da oito estiver em uccha, sva ou mitra rāśi/aṁśa, enquanto a quatro recebe o olhar de um śubha graha, o indivíduo será sincero.

O indivíduo terá uma mente pura e calma caso o senhor da quatro estiver forte, em gopura ou outro vaiśeṣikāṁśa, ou mesmo em mṛdu e outros ṣaṣṭyāṁśas benevolentes. - 12.94-95"

Outra interessante informação sobre a quatro é dada na Phaladīpikā, onde Mantreśvara diz (11.01) que a castidade também depende da boa condição da quatro e de seu senhor. No entanto, é óbvio que essa informação deve ser considerada conjuntamente com os outros elementos do mapa e não isoladamente.

P. e., se Chandra (Lua) e Śukra (Vênus), os dois principais kārakas da quatro, estiverem ocupando krūra rāśis (ar, es, cp e aq) e aṁśas, sob influência de krūra grahas, enquanto um ou mais krūra grahas ocupam a quatro, então é certo que o indivíduo manifestará as más características acima mencionadas. O contrário evocará características opostas. Inclusive, pode-se considerar também śubha e aśubha yoga[1] nessa avaliação, uma vez que incidem de maneira muito significativa sobre o caráter do indivíduo.

Om tat sat



[1] Grahas no lagna ou o cercando.

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