Abrirei no mês de janeiro vagas para os meus três cursos online de
Parāśarī jyotiṣa, de nível I, II e III, e também o curso de introdução ao
Jaimini jyotiṣa. No caso do curso de Parāśarī, o curso de nível I é o de
fundamentos básicos do jyotiṣa, o de nível II é o curso de yogas,
as configurações dos grahas, enquanto o de nível III é o de
técnicas preditivas como daśās, trânsitos e revolução solar (varṣaphala).
A data máxima de
inscrição vai até o dia 10 de janeiro, portanto, os interessados devem me
contatar até lá via e-mail (jyotishabr@gmail.com), ou whatsapp
(12996242742).
Abaixo dou maiores informações sobre cada um dos cursos separadamente, o que inclui valores:
NÍVEL I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JYOTIṢA
Esse curso é focado no método descrito
por Varāhamihira em seu Bṛhat jātaka e que foi expandido na
Sārāvalī, Phaladīpikā e Jātaka pārījāta, os quais integram os quatro principais
textos de jyotiṣa. No entanto, também complementaremos o nosso estudo
com outras referências clássicas, tais como o Bṛhat Parāśara horā śāstra e o
Sarvārtha chintāmaṇi.
O curso tem extensão de cinco meses e abrange os seguintes tópicos:
1. Introdução ao jyotiṣa
2. Karma, reencarnação e destino
(daiva)
3. Os doze signos (rāśis) e o
āyanāṁśa (precessão dos equinócios)
4. Os nove planetas (grahas)
5. Olhares dos planetas
(graha-dṛṣṭis)
6. Avaliando a força dos planetas
(graha-bala)
7. As divisões de um signo (vargas)
8. As doze casas (bhāvas)
9. Kendras (1, 4, 7 e 10) & koṇas
(5 e 9)
10. Upachayas (3, 6, 10 e 11),
dusthānas (6, 8 e 12) & mārakas (2 e 7)
11. Natureza funcional dos planetas
para cada ascendente
12. O processo de delineação
13-19. Aulas práticas
20. Pacificação dos planetas
(graha-śāntiḥ)
Com este curso, o aluno poderá compreender como a delineação de um mapa deve ser realizada, o que o tornará apto a interpretar um horóscopo a um nível básico ou intermediário, a depender de seu empenho.
O dia e o horário dos encontros semanais serão combinados com os alunos depois
do dia 10 de janeiro, quando a turma já estiver formada.
Serão incluídas também no curso referências bibliográficas, artigos diversos,
outros tipos de materiais complementares ao ensino, grupo no face e um chat
(Messenger e Whatsapp) para esclarecimentos de dúvidas. Além disso, enviarei a
todos um arquivo contendo os principais textos clássicos em PDF para consultas
ao longo do curso.
Para inscrição é necessário enviar o seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2) motivo do interesse no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o comprovante de pagamento.
NÍVEL II - YOGAS, AS CONFIGURAÇÕES DOS GRAHAS
Yoga é um termo principalmente empregado dentro do contexto espiritual da Índia e cujo significado é “união”, no caso, da ātmā ao Paramātmā. Em jyotiṣa, a palavra yoga tem o mesmo significado, de “união”, mas aplicado a configurações onde dois ou mais fatores astrológicos se relacionam. Tais yogas podem ser formados por permutações de relacionamentos entre os grahas (planetas) com outros grahas, bhāvas (casas), bhāveśas (senhores de casas) ou mesmo rāśis (signos).
Todos os clássicos de jyotiṣa contém descrições de diferentes yogas, embora nem todos os yogas sejam explicitamente tratados como tal, uma vez que não foram nomeados, como é o caso de yogas mais populares como gaja kesari, mahāpuruṣa yoga, etc. Sem dúvida, a categorização dos yogas que encontramos no jyotiṣa é uma de suas características distintivas mais importantes e atraentes quando o comparamos com outros sistemas de astrologia.
Para um jyotiṣi, identificar os yogas de um horóscopo é absolutamente essencial, pois a delineação é, em outras palavras, um processo de identificação de yogas e também de ariṣṭas (misérias). No caso, yogas são as configurações positivas de um horóscopo, ao passo que os ariṣṭas também são yogas, mas cujo impacto é negativo. Todo horóscopo possui um misto de yogas e ariṣṭas, porém, em alguns os ariṣṭas predominam em influência, ao passo que em outros são os yogas que detém mais destaque.
Inclusive, embora os yogas sejam divididos em dois grupos maiores: yogas e ariṣṭas ou śubha yogas e aśubha yogas, há ainda categorias muito mais específicas, como:
Nābhasa yoga: os nābhasa yogas são trinta e dois e levam em consideração a distribuição dos sete grahas visíveis ao longo dos bhāvas ou rāśis. Eles se subdividem em quatro grupos: āśraya, dala, akṛti e sāṅkhya yogas.
Pañcha mahāpuruṣa yoga: há cinco mahāpuruṣa yogas, os quais envolvem os cinco tāra-grahas (Maṅgala, Budha, Guru, Śukra e Śani). Aqueles que nascem sob tais yogas tornam-se grandes personalidades.
Rāja yoga: são yogas que outorgam eminência social ou mesmo poder político. No passado eram usados especialmente para determinar quem se tornaria um rei ou teria uma influência equiparável a de um rei.
Dhana yoga: os dhana yogas são configurações que outorgam riqueza e confortos materiais em geral.
Ariṣṭa yoga: ariṣṭas são misérias, ou seja, configurações indesejáveis. Os clássicos fazem menção a vários tipos de ariṣṭas como rāja yoga bhanga (nulificação de rāja yogas), preṣya (servidão), daridra (pobreza), aṅgahīna (deficiência física), reka (inferioridade) e roga (doença) yoga.
Parivartana yoga: são as recepções mútuas ou trocas de posição, que de acordo com Mantreśvara podem ser de três tipos: mahā (grandioso), dainya (miserável) e kāhala (um tambor ou um som) yoga, conforme os bhāvas envolvidos. No caso, há sessenta e seis parivartana yogas, onde vinte e oito são mahā parivartana, trinta são dainya parivartana e oito são kāhala parivartana.
Viśeṣa yoga: esses são os yogas distintivos ou especiais (viśeṣa) e que carregam consigo nomes de divindades, armas, instrumentos musicais, símbolos reais, etc. Tais yogas geralmente tem um impacto mais abrangente sobre o jātaka, beneficiando-o em termos de status, condição econômica, educação, longevidade, prazeres, etc.
Āyu yoga: consistem em yogas que determinam o āyus, isso é, a longevidade do indivíduo. Tais yogas dividem-se em balāriṣṭa (morte infantil), yogāriṣṭa (morte até os 20 anos de idade), alpāyu (vida curta, dos 20 os 36), madhyāyu (vida média, dos 36 os 72) e pūrṇāyu/dīrghāyu (vida longa, dos 72 aos 100 ou mais) yogas.
Pravrajyā yoga: os pravrajyā (mendicante errante) yogas tratam-se de yogas raros, que impelem o indivíduo a uma vida ascética, dedicada a disciplinas espirituais. Na linguagem clássica, são yogas que tornam o indivíduo iniciado em uma tradição espiritual ou mesmo que o libertam do ciclo do saṁsāra. Tais yogas são também designados tapo (austeridade) ou sanyāsa (renúncia) yogas.
Bhāva yoga: consistem em yogas que determinam os resultados de um bhāva e que podem ser tanto formações simples, como as de um bhāveśa em um bhāva, quanto também mais complexas, envolvendo permutações de bhāva, bhāveśa e kāraka.
Graha yoga: são basicamente permutações de conjunções entre os grahas. No caso, os graha yogas podem ser conjunções envolvendo dois, três, quatro, cinco ou mesmo seis grahas, pois uma conjunção de sete grahas é, na verdade, um nābhasa yoga denominado gola yoga. Rāhu e Ketu, tradicionalmente, são ignorados, porém, se os consideramos então podemos ter um número maior de variações. Um exemplo popular de graha yoga envolvendo os nodos é o chamado Guru chaṇḍāla yoga, no qual Guru se encontra conjunto a Rāhu.
Neste curso você aprenderá tudo sobre esses diferentes yogas, o que o habilitará a realizar delineações muito mais precisas e profundas.
As aulas seguirão esta ordem:
1. Introdução aos yogas; bhāva & graha yoga
2. Nābhasa yoga
3. Āyu yoga (yogas de longevidade)
4. Ariṣṭa yoga (yogas para
sofrimentos em geral)
5. Sūrya & Chandra yoga
6. Pañcha mahāpuruṣa yoga & rāja
yoga (yogas para eminência)
7. Dhāna & daridra yoga (yogas
para riqueza e pobreza)
8. Viśeṣa yoga (yogas distintivos)
9. Pravrajyā yoga (yogas para
renúncia e asceticismo)
10. Delineando yogas (metodologia
eficiente para a memorização e análise dos yogas)
11-16. Aulas práticas
O curso é online, via Microsoft Teams, inclui gravações em áudio e PDFs para estudo que são enviados por e-mail. O valor proposto é de R$ 1600,00 à vista, ou R$ 1680,00 (incluí taxa do PagSeguro) podendo ser parcelado em até 12x via PagSeguro. Sua duração é de quatro meses e o início do curso se dará depois do dia 10 de janeiro, sendo que a data ainda será acertada com os alunos. Inclusive, não é necessário que todos compareçam a aula, pois terão acesso as gravações em áudio de todas as aulas. Isso torna o curso acessível mesmo para aqueles que não tem condições de comparecer aos encontros.
Para inscrição é necessário enviar o seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2) motivo do interesse no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o comprovante de pagamento.
Obs.: para a realização deste curso é necessário ter antes realizado o curso de fundamentos básicos do jyotiṣa, ou no mínimo provar que detém habilidade suficiente com os fundamentos.
NÍVEL III - TÉCNICAS PREDITIVAS: DAŚĀS,
TRÂNSITOS E REVOLUÇÃO SOLAR
Podemos resumir o estudo de um mapa em duas fases: delineação, que envolve o estudo e a determinação das promessas do mapa, e predição, que envolve prever quando trais promessas se manifestação. No caso, para prever, um astrólogo faz uso de técnicas que trabalham com um tempo simbólico, as daśās, e técnicas que lidam com o tempo real, ou seja, os trânsitos (gochara) e revoluções solares (varṣaphala), com os quais se pontua o momento mais aproximado de manifestação dos eventos indicados pelas daśās.
Agora em julho estarei dando início a um curso online focado justamente nessas
técnicas preditivas, ou seja, daśās, trânsitos e revoluções
solares. Trata-se de um curso mais avançado e que, portanto, demanda o
conhecimento básico de delineação, uma vez que antes de prever, precisamos
saber delinear bem um horóscopo.
Os temas que serão abordados no curso são:
1. Udu daśās (viṁśottarī, yogini e outras)
2. Graha-phala (os resultados das
daśās)
3. Daśā & bhukti (como prever
usando períodos maiores e menores)
4. Yoga-daśā-phala (determinando
quando os yogas darão seus frutos)
5. Māraka-daśā-phala (determinando o
momento da morte ou fases difíceis para a saúde)
6. Gochara (trânsitos)
7. Aṣṭakāvarga
8. Varṣaphala (revolução solar)
9. Prevendo eventos
10-16. Aulas práticas
O curso será dado via Microsoft Teams, compreende gravações em áudio das aulas e PDFs para estudo que serão enviados por email juntamente de mapas para exemplificação e estudo. O valor do curso é de R$ 1600,00 à vista, ou R$ 1680,00 (inclusão da taxa do PagSeguro) parcelado em até 12x via PagSeguro. Sua duração é de quatro meses, ou seja, teremos uma aula por semana, sendo que as datas ainda serão marcadas com os alunos depois do dia 10 de julho.
Como as aulas serão gravadas, não é necessário que todos estejam presentes na
aula online. Logo, esse é um curso que não impossibilita a participação
daqueles que não poderiam comparecer as aulas, uma vez que terão acesso as
gravações semanais para poderem estuda-las no seu próprio tempo.
Interessados devem me contatar via e-mail (jyotishabr@gmail.com) ou whatsapp (12996242742) até no máximo o dia 10 de janeiro.
Obs.: para a realização deste curso é necessário ter antes realizado o curso de fundamentos básicos do jyotiṣa (nível I), e idealmente o de yogas (nível II) também, do contrário é necessário que o interessado prove já deter habilidade e conhecimento suficiente para a realização desse curso.
INTRODUÇÃO AO JAIMINI JYOTIṢA
Trata-se de um curso introdutório sobre Jaimini jyotiṣa, ainda que seja muito rico em termos de conteúdo, incluindo até mesmo o estudo de daśās. Todo o conteúdo apresentado ao longo das aulas será abalizado nas fontes tradicionais do sul da Índia, tais como o Jātaka sāra saṅgraha, o Jyotiṣa phala ratna mālā, a Kalpalatā e outros, assim como também nos escritos e ensinamentos de Irangati Rangācharya e de seu aluno, Shanmukha Teli, com quem venho estudando esse método desde 2015. Inclusive, para quem não tem muita informação sobre a escola Jaimini de jyotiṣa, recomendo a leitura deste artigo. Basicamente essa é uma vertente fascinante da astrologia indiana, mas também muito velada e incompreendida fora dos círculos tradicionais do sul da Índia, que foi onde essa escola se desenvolveu melhor.
As aulas que darei ao longo do curso serão vinte, durando cinco meses, ou seja, teremos uma aula por semana e com duração de no máximo 1h30min. Todas as aulas teóricas incluirão PDFs para estudo, mapas para exemplificação, referências bibliográficas e, além disso, também gravarei o conteúdo de todas as aulas em áudio para que possam ouvir novamente, o que, inclusive, viabiliza o curso àqueles que não tem condições de comparecer aos encontros online.
A programação será a seguinte:
1. Introdução ao Jaimini jyotiṣa
2. Viśeṣa lagnas (ascendentes
especiais) & as quatro fontes de força
3. Yogadas & argalas
4. Chara kārakas & svāṁśa lagna
(ascendente derivado a partir do ātmakāraka)
5. Ārūḍhas
6. Yogas
7. Āyurdāya (método de determinação
da longevidade)
8. Darpaṇa & śūla daśā (daśās
para determinar o período da morte)
9. Sthira daśā (daśā para determinar
o período da morte)
10. Chara, trikoṇa & chara
paryāya daśā (daśās para predição de eventos gerais)
11. Checklist de delineação
12-16. Aulas práticas
O curso será realizado via Microsoft teams (plataforma de vídeo conferência). O valor do investimento é de R$ 1600,00, o que também pode ser parcelado via PagSeguro em até 12x. Os interessados devem se inscrever até no máximo o dia 10 de janeiro, me contando via e-mail (jyotishabr@gmail.com), ou whatsapp (12996242742).
Para inscrição é necessário enviar o seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2) motivo do interesse no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o comprovante de pagamento.
Como esse curso não trata dos elementos básicos de jyotiṣa, se faz necessário ter uma boa base de Parāśarī jyotiṣa (o método mais convencional) para a compreensão do conteúdo. Aqueles que não possuem essa base podem estudar os outros cursos que ofereço, os quais são focados em Parāśarī jyotiṣa.
oṁ tat sat
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