"Grahas desprovidos de olhares ou
conjunções dos benéficos não se mostrarão auspiciosos se estiverem debilitados,
conjuntos ou sob o olhar de maléficos ou grahas inimigos, nos vargas de
maléficos, nos sandhis (junções entre
um signo e outro), detendo poucos pontos no aṣṭakāvarga,
ocupando as porções negativas de um signo, combustos ou subjugados em um graha-yuddha (guerra planetária)."
COMENTÁRIO
A influência de um graha benéfico, como indicada nesse śloka, é capaz de converter um graha em condição indesejável em um graha auspicioso. No entanto, para que
isso se dê, tal benéfico deve deter força superior. A isso dá-se o nome de ariṣṭa-bhanga, a nulificação de um infortúnio.
São grahas em condições como essa, ou seja,
aflitos mas sob intervenção de um benéfico que podem demonstrar melhoras
significativas pela utilização de um upāya
(medida remediadora), o que geralmente se dará durante a sua daśā ou durante a daśā do graha benéfico a
ele relacionado, assim como quando em certos trânsitos, especialmente de Guru
no trikoṇa (1, 5 e 9) do graha aflito.
Uma situação contrária
a essa, tal como descrita no śloka,
impede o graha de manifestar bons
frutos, não importando o esforço empreendido para rebater tais influências. O
máximo que pode ocorrer é que ele manifeste alguns bons resultados durante
trânsitos benéficos que venham a influenciá-lo, assim como se detiver alguma
força ou elemento de auspiciosidade.
Para um graha manifestar resultados
completamente negativos, ele deve sofrer com aflições diversas simultaneamente:
combustão, debilitação, ocupação de vargas
maléficos (ar, le, es, cp e aq), ṣaṣṭāṁśa,
nīdhanāṁśa ou vyayāṁśa, influência de maléficos, posicionamento em um gaṇḍānta, em vipat, pratyak, naidhana ou vaināśika-tārā, baixa
pontuação no aṣṭakāvarga, pāpa-kartari, graha-yuddha, a fraqueza de seus dispositores, a ocupação de um dusthāna, influência dos senhores de dusthāna ou de grahas inimigos, ocupação de sarpa
ou nigala-drekkāṇa, krūra-ṣaṣṭyāṁśa, etc.
Quanto mais um graha sofre com elementos inauspiciosos,
pior serão os seus resultados. No entanto, é praticamente impossível que um graha esteja sujeito a todas as
condições adversas possíveis. Em geral, as condições são mistas e cabe ao
astrólogo conseguir discernir e pesar os elementos de śubha (auspiciosidade) e aśubha
(inauspiciosidade), assim como o que predominará. Esse não é um exercício
simples, trata-se do elemento mais decisivo em uma interpretação e requer vasto
conhecimento dos fundamentos do jyotiṣa,
além de uma percepção muito afiada, daí do śāstra
fazer menção a necessidade do astrólogo ter uma disciplina religiosa e um bom
controle sobre os seus sentidos. Sem isso, com uma mente poluída, sentidos
inquietos e um intelecto irresoluto, como o astrólogo poderá fazer julgamentos
precisos?
Dentre os instrumentos
de trabalho de um astrólogo, nenhum é mais importante do que a sua percepção,
logo, é essencial que ele esteja sempre limpando e afiando essa ferramenta,
assim como um escultor, que para esculpir uma madeira precisa afiar e manter
sempre limpas as lâminas que utiliza em seu trabalho.
EXEMPLO
No mapa acima,
perceba que Śani, o senhor do ascendente, está na oito, combusto, uma condição
bastante adversa. Porém, perceba que Guru está junto à Śani, enquanto Śukra e
Budha o cercam (śubha kartari). Além
disso, considerando ṣaḍ-varga (seis vargas), Śani ocupa o signo (vi), o drekkāṇa (vi) e o triṁśāṁśa de um grande amigo, Budha; a horā lunar; o navāṁśa de
peixes e o dvadaśāṁśa de sagitário, ambos
signos regidos por Guru, o qual está junto a Śani. Em outras palavras, Śani
ocupa apenas saumya-vargas, divisões
benéficas. Inclusive, ele reside em um puṣkarāṁśa
(o terceiro navāṁśa de virgem), Logo,
sua aflição é em grande parte mitigada.
O resultado dessas
condições diversas foi que o indivíduo, embora envolvido em uma série de
problemas afetivos, situação econômica instável, alguns desentendimentos
familiares e também certos maus hábitos e vícios, sempre gozou do suporte de
outras pessoas, tem o privilégio de morar em um lugar paradisíaco, enquanto caseiro
de um primo muito rico, é interessado em temas religiosos e práticas
espirituais e jamais deixou seus problemas se desenrolarem até um ponto
destrutivo. Por exemplo, embora sua situação financeira seja instável, ele não
sofre com carências ou dívidas, os problemas afetivos foram resolvidos com duas
separações e com ele assumindo a guarda de sua filha, fruto do primeiro
casamento, enquanto seus vícios nunca foram para além do fumo hoje esporádico (e
diminuindo cada vez mais) de maconha e o consumo regular de cigarros de palha.
Ainda que não tenha sido privado das instabilidades
e sofrimentos próprios da oitava casa, o que é notável é que ele sempre manteve
a compostura e é uma pessoa bem humorada, que não se deixa abater em demasia
pelas situações adversas. Além disso, embora não tenha uma situação econômica
ideal, conta com o suporte material de seus familiares e dispõem de tudo aquilo
que precisa. Sua saúde e hábitos alimentares também são bons e, ainda que não
tenha uma formação superior, se vira bem como um profissional independente,
pois é artesão, tendo também trabalhado com a produção e venda de mudas no
passado. Portanto, em seu mapa, Śani conferiu miśra-phala, frutos mistos, mas com uma predominância maior de śubha-phala, frutos auspiciosos, diria.
oṁ
tat sat
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