terça-feira, 2 de outubro de 2018

Avaliando as condições de um graha

No Jātaka pārījāta, śloka 34 do segundo adhyāya, afirma-se o seguinte:

"Grahas desprovidos de olhares ou conjunções dos benéficos não se mostrarão auspiciosos se estiverem debilitados, conjuntos ou sob o olhar de maléficos ou grahas inimigos, nos vargas de maléficos, nos sandhis (junções entre um signo e outro), detendo poucos pontos no aṣṭakāvarga, ocupando as porções negativas de um signo, combustos ou subjugados em um graha-yuddha (guerra planetária)."

COMENTÁRIO

A influência de um graha benéfico, como indicada nesse śloka, é capaz de converter um graha em condição indesejável em um graha auspicioso. No entanto, para que isso se dê, tal benéfico deve deter força superior. A isso dá-se o nome de ariṣṭa-bhanga, a nulificação de um infortúnio.

São grahas em condições como essa, ou seja, aflitos mas sob intervenção de um benéfico que podem demonstrar melhoras significativas pela utilização de um upāya (medida remediadora), o que geralmente se dará durante a sua daśā ou durante a daśā do graha benéfico a ele relacionado, assim como quando em certos trânsitos, especialmente de Guru no trikoṇa (1, 5 e 9) do graha aflito.

Uma situação contrária a essa, tal como descrita no śloka, impede o graha de manifestar bons frutos, não importando o esforço empreendido para rebater tais influências. O máximo que pode ocorrer é que ele manifeste alguns bons resultados durante trânsitos benéficos que venham a influenciá-lo, assim como se detiver alguma força ou elemento de auspiciosidade.

Para um graha manifestar resultados completamente negativos, ele deve sofrer com aflições diversas simultaneamente: combustão, debilitação, ocupação de vargas maléficos (ar, le, es, cp e aq), ṣaṣṭāṁśa, nīdhanāṁśa ou vyayāṁśa, influência de maléficos, posicionamento em um gaṇḍānta, em vipat, pratyak, naidhana ou vaināśika-tārā, baixa pontuação no aṣṭakāvarga, pāpa-kartari, graha-yuddha, a fraqueza de seus dispositores, a ocupação de um dusthāna, influência dos senhores de dusthāna ou de grahas inimigos, ocupação de sarpa ou nigala-drekkāṇa, krūra-ṣaṣṭyāṁśa, etc.

Quanto mais um graha sofre com elementos inauspiciosos, pior serão os seus resultados. No entanto, é praticamente impossível que um graha esteja sujeito a todas as condições adversas possíveis. Em geral, as condições são mistas e cabe ao astrólogo conseguir discernir e pesar os elementos de śubha (auspiciosidade) e aśubha (inauspiciosidade), assim como o que predominará. Esse não é um exercício simples, trata-se do elemento mais decisivo em uma interpretação e requer vasto conhecimento dos fundamentos do jyotiṣa, além de uma percepção muito afiada, daí do śāstra fazer menção a necessidade do astrólogo ter uma disciplina religiosa e um bom controle sobre os seus sentidos. Sem isso, com uma mente poluída, sentidos inquietos e um intelecto irresoluto, como o astrólogo poderá fazer julgamentos precisos?

Dentre os instrumentos de trabalho de um astrólogo, nenhum é mais importante do que a sua percepção, logo, é essencial que ele esteja sempre limpando e afiando essa ferramenta, assim como um escultor, que para esculpir uma madeira precisa afiar e manter sempre limpas as lâminas que utiliza em seu trabalho.

EXEMPLO


No mapa acima, perceba que Śani, o senhor do ascendente, está na oito, combusto, uma condição bastante adversa. Porém, perceba que Guru está junto à Śani, enquanto Śukra e Budha o cercam (śubha kartari). Além disso, considerando ṣaḍ-varga (seis vargas), Śani ocupa o signo (vi), o drekkāṇa (vi) e o triṁśāṁśa de um grande amigo, Budha; a horā lunar; o navāṁśa de peixes e o dvadaśāṁśa de sagitário, ambos signos regidos por Guru, o qual está junto a Śani. Em outras palavras, Śani ocupa apenas saumya-vargas, divisões benéficas. Inclusive, ele reside em um puṣkarāṁśa (o terceiro navāṁśa de virgem), Logo, sua aflição é em grande parte mitigada.

O resultado dessas condições diversas foi que o indivíduo, embora envolvido em uma série de problemas afetivos, situação econômica instável, alguns desentendimentos familiares e também certos maus hábitos e vícios, sempre gozou do suporte de outras pessoas, tem o privilégio de morar em um lugar paradisíaco, enquanto caseiro de um primo muito rico, é interessado em temas religiosos e práticas espirituais e jamais deixou seus problemas se desenrolarem até um ponto destrutivo. Por exemplo, embora sua situação financeira seja instável, ele não sofre com carências ou dívidas, os problemas afetivos foram resolvidos com duas separações e com ele assumindo a guarda de sua filha, fruto do primeiro casamento, enquanto seus vícios nunca foram para além do fumo hoje esporádico (e diminuindo cada vez mais) de maconha e o consumo regular de cigarros de palha.

Ainda  que não tenha sido privado das instabilidades e sofrimentos próprios da oitava casa, o que é notável é que ele sempre manteve a compostura e é uma pessoa bem humorada, que não se deixa abater em demasia pelas situações adversas. Além disso, embora não tenha uma situação econômica ideal, conta com o suporte material de seus familiares e dispõem de tudo aquilo que precisa. Sua saúde e hábitos alimentares também são bons e, ainda que não tenha uma formação superior, se vira bem como um profissional independente, pois é artesão, tendo também trabalhado com a produção e venda de mudas no passado. Portanto, em seu mapa, Śani conferiu miśra-phala, frutos mistos, mas com uma predominância maior de śubha-phala, frutos auspiciosos, diria.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário