sexta-feira, 16 de março de 2018

Āyurjyotiṣa: os tipos e desequilíbrios de kapha

Kapha, doṣa em que predominam a água e a terra, de acordo com Parāśara e outros autores está relacionado a três grahas: Chandra, Guru e Śukra. Desses o único graha puramente kapha é Guru, enquanto Chandra e Śukra são parcialmente vāta, uma vez que manifestam certo grau de volubilidade. Guru, por outro lado, não é nada volúvel. A própria palavra "guru" significa "pesado", sendo esse justamente um dos atributos (guṇas) principais de kapha - outros são a umidade, o frio e a lentidão, p. e. Logo, é coerente que Guru, o jīva kāraka (significador da vida), seja o principal graha a representar kapha, pois é inclusive a própria antítese de Śani, o qual representa o vāta negativo, ou seja, o princípio da morte (mṛtyu kāraka).

Um indivíduo de constituição (prakṛti) kapha, em seu jātaka, terá configurações específicas envolvendo Chandra, Guru e Śukra, assim como os rāśis desses: touro, câncer, libra, sagitário e peixes. Predominância de significadores pessoais (lagna, lagneśa, Chandra ou Sūrya) ocupando esses rāśis ou mesmo a força destacada de Chandra, Śukra ou Guru, especialmente quando esses ocupam os kendras (como no caso de malavya e haṁsa mahāpuruṣa yoga) ou influenciam os significadores pessoais são exemplos de configurações comuns entre aqueles cuja constituição é kapha.

Se Chandra, Guru ou Śukra se relacionam com dusthānas ou seus senhores isso é causa de doenças e desequilíbrios tipicamente kapha. Ou seja, o indivíduo pode ter problemas envolvendo muco, problemas pulmonares e respiratórios, excessos sexuais, indulgência em prazeres, obesidade, congestões, resfriados, retenção de líquidos, diabetes, tumores, letargia, etc. Tais desequilíbrios se manifestarão na mahā-antar-pratyantardaśā de Chandra, Guru, Śukra, de seus dispositores ou de grahas relacionados. Inclusive, é natural que durante as daśās de Chandra, Guru ou Śukra, assim como em certos trânsitos dos mesmos, o indivíduo desenvolva mais desequilíbrios e características kapha, mesmo que a sua prakṛti (constituição) seja outra.

No que se refere a caracterização física de um kapha, destaca-se o seguinte: um porte que vai do médio ao amplo, com estrutura óssea forte e larga; um corpo proporcional e robusto; juntas bem lubrificadas; dedos curtos e geralmente quadrados; tendência ao sobrepeso e ao acúmulo de líquidos especialmente na parte inferior do corpo (quadril, coxas e pés, p. e.); uma pele levemente oleosa, macia e grossa, mas bem lubrificada e com um nível mediano de pêlos; lábios cheios e úmidos; suor moderado, mas consistente em climas extremos; cabelo castanho ou escuro, sendo grosso, levemente ondulado, oleoso, mas brilhante; unhas largas, fortes e simétricas; olhos grandes, úmidos, semelhantes aos de um cervo ou as pétalas de um lótus, podendo ser azuis ou castanho escuro; dentes amplos, regulares e brilhantes; apetite estável, geralmente moderado, embora sejam inclinados a comer para sentirem-se emocionalmente preenchidos; digestão regular, embora por vezes seja lenta; preferem climas quentes e não se agradam com muita umidade; o desejo sexual é estável e, embora não gostem de gastar energia, quando estimulados podem manter sua paixão acesa por longo tempo; dormem rápido e descansam bem, sendo inclinados inclusive a dormir algumas horinhas a mais; falam pouco, lentamente e o tom de voz é doce.

Em termos de comportamento e natureza psicológica, kapha é calmo, cauteloso, leal, quieto, estável, afeito ao lar e a família, paciente, compassivo, maternal, afetuoso, dotado de fé, embora seja também inclinado a passividade, a estagnação, ao apego, a possessividade, a cobiça, preguiça e a ser indulgente em relação aos prazeres. Sua memória é excelente, ainda que seja lento no aprendizado e algo inflexível, uma vez que prefere manter as convenções.

Das medidas que podem ser adotadas para pacificar kapha incluem-se uma rotina ativa e enérgica, manter-se sempre quente e seco, massagens vigorosas, prāṇāyamas como a bhastrikā e o kapalbhati, o uso dos sabores picante, adstringente e amargo e a restrição dos sabores doce, salgado e azedo, a realização de exercícios intensos, jejuns prolongados, sudação, extensivo banho de sol (vestido para estimular a sudação) e de vento (idealmente bem vestido para preservar o calor interno), fazer mais uso dos atributos seco, quente e leve tanto na refeição quanto em relação a outras coisas, usar do gengibre, do mel cru e das pimentas, evitar frituras, alimentos oleosos, gordurosos e também os laticínios, dando preferência aos vegetais, as frutas secas e adstringentes, assim como ao uso de leguminosas e cereais mais leves e que possuam a maior quantidade de atributos opostos aqueles que são inerentes a kapha. Inclusive, um kapha não deve fazer muito uso das leguminosas, óleos, oleaginosas e dos produtos de origem animal, uma vez que são pesados e aumentam kapha. O ideal é que mantenha uma refeição mais consistente na hora do almoço e coma apenas mais uma ou duas vezes no dia e de forma leve.

Dentre os tipos kapha, aqueles predominados por Chandra são mais emotivos, maternais e orientados ao lar. Fisicamente são caracterizados pela "face de Lua", um corpo arredondado, porte médio, compleição clara, o branco dos olhos bem destacado, abundantes fluídos vitais, tendência a inchaços, resfriados, problemas pulmonares e ao sobrepeso na meia idade ou após a primeira gestação. Os tipos em que Guru predomina são os mais saudáveis e atléticos. Em termos físicos, são robustos e gozam de um excelente metabolismo, sendo que o sedentarismo geralmente os conduz ao sobrepeso e a problemas envolvendo o fígado, pâncreas e a doenças como a diabetes. Psicologicamente são otimistas, joviais, entusiasmados e filosóficos. Por fim, temos o tipo predominado por Śukra, que é o mais belo e atraente de todos. Diferente dos dois tipos anteriores, o tipo Śukra geralmente não sofre com sobrepeso, uma vez que se preocupa mais com o aspecto estético e detém belas formas. São artísticos, possuem elevado vigor sexual, um bom sistema imunológico, traços femininos e amam confortos e prazeres, o que conseqüentemente os inclina ao apego, ao hedonismo e a autoindulgência. Dentre os problemas de saúde, é comum nos tipos Śukra problemas ligados ao aparelho reprodutor ou advindos dos excessos, assim como no caso do tipo Guru.
_________________
Referência: Ayurvedic astrology - Dr. David Frawley
Prakrti - Dr. Robert E. Svoboda

Om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário