Kapha, doṣa em que predominam a água e a terra,
de acordo com Parāśara e outros autores está relacionado a três grahas: Chandra, Guru e Śukra. Desses o único graha puramente kapha é Guru, enquanto Chandra e Śukra
são parcialmente vāta, uma vez que
manifestam certo grau de volubilidade. Guru, por outro lado, não é nada volúvel.
A própria palavra "guru" significa "pesado", sendo esse justamente
um dos atributos (guṇas) principais
de kapha - outros são a umidade, o
frio e a lentidão, p. e. Logo, é coerente que Guru, o jīva kāraka (significador da vida), seja o principal graha a representar kapha, pois é inclusive a própria antítese de Śani, o qual
representa o vāta negativo, ou seja,
o princípio da morte (mṛtyu kāraka).
Um indivíduo de
constituição (prakṛti) kapha, em seu jātaka, terá configurações específicas envolvendo Chandra, Guru e
Śukra, assim como os rāśis desses: touro,
câncer, libra, sagitário e peixes. Predominância de significadores pessoais (lagna, lagneśa, Chandra ou
Sūrya) ocupando esses rāśis ou mesmo a força destacada de
Chandra, Śukra ou Guru, especialmente quando esses ocupam os kendras (como no caso de malavya e haṁsa mahāpuruṣa yoga) ou influenciam os significadores pessoais
são exemplos de configurações comuns entre aqueles cuja constituição é kapha.
Se Chandra, Guru ou
Śukra se relacionam com dusthānas ou
seus senhores isso é causa de doenças e desequilíbrios tipicamente kapha. Ou seja, o indivíduo pode ter
problemas envolvendo muco, problemas pulmonares e respiratórios, excessos
sexuais, indulgência em prazeres, obesidade, congestões, resfriados, retenção
de líquidos, diabetes, tumores, letargia, etc. Tais desequilíbrios se
manifestarão na mahā-antar-pratyantardaśā
de Chandra, Guru, Śukra, de seus dispositores ou de grahas relacionados. Inclusive, é natural que durante as daśās de Chandra, Guru ou Śukra, assim
como em certos trânsitos dos mesmos, o indivíduo desenvolva mais desequilíbrios
e características kapha, mesmo que a
sua prakṛti (constituição) seja outra.
No que se refere a
caracterização física de um kapha, destaca-se
o seguinte: um porte que vai do médio ao amplo, com estrutura óssea forte e
larga; um corpo proporcional e robusto; juntas bem lubrificadas; dedos curtos e
geralmente quadrados; tendência ao sobrepeso e ao acúmulo de líquidos
especialmente na parte inferior do corpo (quadril, coxas e pés, p. e.); uma
pele levemente oleosa, macia e grossa, mas bem lubrificada e com um nível
mediano de pêlos; lábios cheios e úmidos; suor moderado, mas consistente em
climas extremos; cabelo castanho ou escuro, sendo grosso, levemente ondulado,
oleoso, mas brilhante; unhas largas, fortes e simétricas; olhos grandes,
úmidos, semelhantes aos de um cervo ou as pétalas de um lótus, podendo ser
azuis ou castanho escuro; dentes amplos, regulares e brilhantes; apetite
estável, geralmente moderado, embora sejam inclinados a comer para sentirem-se
emocionalmente preenchidos; digestão regular, embora por vezes seja lenta;
preferem climas quentes e não se agradam com muita umidade; o desejo sexual é
estável e, embora não gostem de gastar energia, quando estimulados podem manter
sua paixão acesa por longo tempo; dormem rápido e descansam bem, sendo
inclinados inclusive a dormir algumas horinhas a mais; falam pouco, lentamente
e o tom de voz é doce.
Em termos de
comportamento e natureza psicológica, kapha
é calmo, cauteloso, leal, quieto, estável, afeito ao lar e a família, paciente,
compassivo, maternal, afetuoso, dotado de fé, embora seja também inclinado a
passividade, a estagnação, ao apego, a possessividade, a cobiça, preguiça e a ser
indulgente em relação aos prazeres. Sua memória é excelente, ainda que seja
lento no aprendizado e algo inflexível, uma vez que prefere manter as
convenções.
Das medidas que podem
ser adotadas para pacificar kapha
incluem-se uma rotina ativa e enérgica, manter-se sempre quente e seco, massagens vigorosas, prāṇāyamas
como a bhastrikā e o kapalbhati, o uso dos sabores picante,
adstringente e amargo e a restrição dos sabores doce, salgado e azedo, a
realização de exercícios intensos, jejuns prolongados, sudação, extensivo banho
de sol (vestido para estimular a sudação) e de vento (idealmente bem vestido
para preservar o calor interno), fazer mais uso dos atributos seco, quente e
leve tanto na refeição quanto em relação a outras coisas, usar do gengibre, do
mel cru e das pimentas, evitar frituras, alimentos oleosos, gordurosos e também
os laticínios, dando preferência aos vegetais, as frutas secas e adstringentes,
assim como ao uso de leguminosas e cereais mais leves e que possuam a maior
quantidade de atributos opostos aqueles que são inerentes a kapha. Inclusive, um kapha não deve fazer muito uso das leguminosas,
óleos, oleaginosas e dos produtos de origem animal, uma vez que são pesados e
aumentam kapha. O ideal é que
mantenha uma refeição mais consistente na hora do almoço e coma apenas mais uma
ou duas vezes no dia e de forma leve.
Dentre os tipos kapha, aqueles predominados por Chandra
são mais emotivos, maternais e orientados ao lar. Fisicamente são
caracterizados pela "face de Lua", um corpo arredondado, porte médio,
compleição clara, o branco dos olhos bem destacado, abundantes fluídos vitais,
tendência a inchaços, resfriados, problemas pulmonares e ao sobrepeso na meia
idade ou após a primeira gestação. Os tipos em que Guru predomina são os mais
saudáveis e atléticos. Em termos físicos, são robustos e gozam de um excelente
metabolismo, sendo que o sedentarismo geralmente os conduz ao sobrepeso e a
problemas envolvendo o fígado, pâncreas e a doenças como a diabetes.
Psicologicamente são otimistas, joviais, entusiasmados e filosóficos. Por fim,
temos o tipo predominado por Śukra, que é o mais belo e atraente de todos.
Diferente dos dois tipos anteriores, o tipo Śukra geralmente não sofre com
sobrepeso, uma vez que se preocupa mais com o aspecto estético e detém belas
formas. São artísticos, possuem elevado vigor sexual, um bom sistema
imunológico, traços femininos e amam confortos e prazeres, o que conseqüentemente
os inclina ao apego, ao hedonismo e a autoindulgência. Dentre os problemas de
saúde, é comum nos tipos Śukra problemas ligados ao aparelho reprodutor ou
advindos dos excessos, assim como no caso do tipo Guru.
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Referência: Ayurvedic astrology - Dr. David FrawleyPrakrti - Dr. Robert E. Svoboda
Om
tat sat
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