terça-feira, 8 de março de 2016

Quando os grahas debilitados surpreendem...

Grahas debilitados (nīcha) são aqueles que se situam no signo oposto a sua exaltação (uccha), como o Sol em libra, Marte em câncer, Vênus em virgem, Saturno em áries, etc. Essa é considerada a pior dentre todas as dignidades, onde o planeta age de uma forma completamente contrária a sua natureza. Podemos definir o comportamento do debilitado como excêntrico e, visto ser uma dignidade oposta a exaltação, seu efeito também é diametralmente oposto.
         
O graha exaltado traz um efeito de dignidade, reconhecimento, valor e virtude, assim como de pompa e exagero. O debilitado age de forma indigna, é reconhecido apenas por sua excentricidade e atitudes problemáticas, distantes daquilo que seria considerado aceitável ou comum. Porém, a debilitação também pode gerar humildade e desapego em certas circunstâncias, além disso, como são grahas muito fracos podem representar um começo simplório seguido de uma grande ascensão a depender dos grahas com quem se relacionam ou de seu posicionamento no mapa. Por exemplo, nos textos clássicos é dito que os debilitados conferirão rāja yoga nas seguintes circunstâncias:

(1)  Quando ocupam as casas três, seis, oito ou onze, enquanto o lagneśa (senhor do ascendente) detém força.
(2)  Quando são regentes de três, seis ou oito enquanto o lagneśa detém força.
(3)  Quando olham o ascendente, enquanto o seu senhor detém força.
(4)  Quando sofrem nīchabhanga rāja yoga.
(5)  Quando retrógrados, embora não gerem rāja yoga, tornam-se poderosos devido ao aumento de sua luminosidade. Portanto, caso configurem-se em um dos yogas acima mencionados isso será favorável.

            Todas essas condições favorecem a obtenção de poder e êxito social. Vejamos alguns exemplos logo abaixo: 
            

O mapa acima é do físico Albert Einstein. Entre 1922-1932 ele viveu a mahādaśā (período maior) da Lua que está debilitada na sexta casa de seu mapa, enquanto o lagneśa situa-se debilitado, mas nīchabhanga na décima casa a formar rāja yogas. Nesses anos ele realizou inúmeras viagens pelo mundo, teve encontros com pessoas importantes e recebeu prêmios por suas realizações científicas. O primeiro tipo de yoga acima mencionado está presente em seu mapa, assim como o quarto. 
            


Esse é o mapa da cantora Amy Winehouse. No ano de 2008 ela viveu o período de Sol-Marte, estando Marte debilitado na terceira junto do lagneśa Vênus que ocupa seu navāṁśa de exaltação. Nesse ano Amy teve uma grande projeção em sua carreira musical. O primeiro tipo de yoga se encontra presente em seu mapa.
        
            


Logo acima temos o mapa do presidente dos EUA, Barack Obama que com Júpiter debilitado no lagna junto a Saturno, ambos retrógrados e gerando um nīchabhanga rāja yoga, desde que entrou na mahādaśā de Júpiter em 1996, seguido da mahādaśā de Saturno em 2012, foi ganhando posições políticas. Os yogas de número dois, três, quatro e cinco estão todos sendo formados por Júpiter e Saturno em seu mapa.
          

          

O mapa acima é de Fidel Castro, importante figura política cubana. Entre 1955-1971, Fidel viveu a mahādaśā de Júpiter debilitado e retrógrado na oito a receber o olhar de benéficos. Durante esse período, embora envolto em inúmeros conflitos, foi tendo um crescimento cada vez maior, ganhando reconhecimento mundial. O primeiro e quinto yoga se formam nesse mapa.

            


Esse é o mapa do presidente norte americano, Franklin Delano Roosevelt, que viveu entre os anos de 1906-1925 a mahādaśā de Saturno debilitado na nove como regente de seis junto a Júpiter regente de cinco. Nesse período envolveu-se com outras mulheres fora de seu casamento, teve vários filhos e também progrediu em termos políticos, ganhando influência e posição. O segundo e o quarto tipo de yoga se formam nesse mapa parcialmente.


O mais incrível dos casos envolvendo grahas debilitados é o de Pablo Picasso, o pintor milionário que contava com Sol, Lua, Vênus e Saturno debilitados, cujo mapa consta logo acima. Os períodos em que vivenciou um crescente sucesso foram justamente os de Vênus, Sol e Lua. Em seu mapa, Vênus ocupa a três debilitado, enquanto o regente do ascendente, embora debilitado, está vargottama na quinta formando um rāja e gaja kesari yoga com Júpiter, além de estar com um Mercúrio que é um benéfico e Rāhu que tratou de expandir o seu sucesso. Já o Sol, outro graha que em seu período o fez conquistar cada vez mais sucesso, está em um ângulo a formar um nīchabhanga rāja yoga mútuo com Śani, o qual ainda se encontra retrógrado. Todos os tipos de yogas, exceto o terceiro podem ser encontrados em seu mapa.  
   
Esses casos mostram como determinar um graha debilitado como algo que só trará problemas é um grande erro. Inclusive, raras são as vezes em que um graha encontra-se verdadeiramente debilitado, pois na maior parte das vezes algum fator que gera nīchabhanga estará presente.

Om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário