domingo, 23 de julho de 2023

Sim, Śani (Saturno) é mais maléfico do que Maṅgala (Marte)

Śani (Saturno) governa vāta, o doṣa (uma função fisiológica) de onde emerge o maior número de doenças, pois vāta tem qualidades como frieza (śīta), secura (rūkṣa) e aspereza (khara), as quais se mostram presentes em Śani e se afinam mais com o desgaste da vida do que com a sua manutenção – ainda que haja uma função sadia também em vāta, e que se expressa melhor em Budha do que em Śani.

Vāta governa a terceira e última fase da vida, assim como o fim de todos os processos: o fim do dia e da noite, o processo final da digestão (que ocorre no intestino grosso) etc. Com Śani não é diferente, pois ele governa a terceira idade, a morte, o intestino grosso e todo o mais conectado aos fins. Logo, é apropriado considerar Śani maléfico e, mais do que isso, ele é o principal maléfico, pois as suas qualidades se afinam mais com a morte e com a decadência do que as de Maṅgala (Marte), por exemplo, que por governar pitta, ainda tem uma certa relação com a vida, pois pitta é quente, e a vida é justamente sobre isso: calor. Maṅgala é maléfico porque peca pelo seu excesso, assim como um jovem que, devido a sua confiança cega em sua própria força física e habilidade acaba acidentado ou mesmo morto em uma briga. Por sinal, indivíduos com uma constituição pitta por vezes acabam morrendo por conta de sua imprudência e por seus excessos (como no caso de uma overdose), não exatamente por conta de doenças, visto que possuem um metabolismo forte – daí também de Maṅgala ser o kāraka (significador) da seis (parte digestiva).

Outra reflexão interessante e que evoca a percepção da hierarquia dos dois principais maléficos é em relação às estações do ano a partir da perspectiva hindu (envolvendo seis, ao invés de quatro estações), pois Śani governa a mais difícil de todas: o inverno severo (śiśira-ṛtu), na qual muitas plantas e seres morrem devido às condições extremas do clima. Maṅgala, por sua vez, rege o verão (grīṣma-ṛtu), no qual as condições também são extremas, mas geralmente mais toleráveis do que as do inverno, afinal, você não precisa tanto de recursos externos para sobreviver ao verão como precisa para sobreviver ao inverno, onde há carências diversas e, a depender da região, uma frieza potencialmente fatal. Sem roupas quentes, uma casa protegida e até mesmo uma lareira você não consegue superar o inverno, ao passo que o verão demanda bem menos - sombra, hidratação e poucas roupas, basicamente.

Claro que as observações que fiz sobre as estações variam muito de região para região, mas há até mesmo pesquisas estatísticas que provam como o número de mortes no inverno é significativamente maior do que nas outras estações, inclusive no verão. Portanto, quando os astrólogos dizem que Śani é mais maléfico do que Maṅgala, isso não se baseia em um julgamento subjetivo, mas sim objetivo, atestado em nossa realidade, afinal, a astrologia espelha a realidade. No entanto, há sempre um grau de relatividade em qualquer princípio astrológico, pois há mapas em que Maṅgala pode desempenhar uma função mais maléfica do que Śani, e vice-versa. Para ascendentes touro, gêmeos, virgem e libra, por exemplo, Maṅgala costuma ser mais cruel do que Śani, ao passo que para câncer e leão é o inverso. Afora isso, temos os fatores de força, os quais podem modificar significativamente para bem ou para mal as condições de um graha, seja ele intrinsecamente benéfico ou maléfico.


oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário