sábado, 29 de abril de 2023

Análise afetiva - exemplo de como o estudo de um tema é conduzido

Para determinar em um mapa quais frutos uma pessoa colherá em um dado assunto, nós precisamos estudar vários elementos, comparar perspectivas etc. A minha abordagem em relação a isso envolve usar tanto da perspectiva do método parāśari quanto jaimini, assim como elementos de Bhṛgu nandi nāḍī. Neste artigo, no entanto, eu vou me deter a apresentar uma análise a partir das perspectivas parāśari jaimini.

Partindo de parāśari, nós devemos estudar os seguintes elementos:

1.      A sete e seu regente – a partir do lagna, de Lua e Vênus.

2.      O navāṁśa situado na cúspide (bhāva-madhya) da sete e o regente desse navāṁśa.

3.      Vênus, os seus dispositores (rāśi e navāṁśa) e os grahas situados em 2-4-5-7-9-10-12 dele.

4.      O lagna, por ele ser a sete da sete.

Jaimini já acrescenta a análise dos seguintes pontos:

1.      A sete a partir de lagnas como svāṁśa-lagna e yogada-lagna.

2.      Darākāraka.

3.      Upapāda-lagna.

Agora, vou exemplificar esse tipo de análise combinada no mapa da Elizabeth Taylor, a qual viveu oito casamentos ao longo de sua vida, fora romances passageiros.


 

Parāśari

A sete do seu mapa é touro, o qual recebe um olhar de Marte. O regente, Vênus, está na quinta casa exaltado, sob o olhar de Júpiter exaltado (seu dispositor) e em uma conjunção por signo com Rāhu. A doze de Vênus tem três maléficos (Mercúrio se tornou maléfico por estar com maléficos). A princípio, já fica evidente que ela viveria múltiplas paixões, pois há aqui bahuvivāha yogas – configurações para múltiplos casamentos/relações.

Analisando o mesmo tema a partir da Lua, nós nos deparamos com Marte como regente da sete, combusto e conjunto a Mercúrio, que é tanto regente de nove quanto de doze da Lua. Tais grahas ainda estão cercados (kartari) por Saturno e Rāhu. Logo, aqui se repetem aflições que remetem a uma multiplicidade de relações.

A partir de Vênus, a sete contém Ketu, enquanto o seu senhor é Mercúrio, situado na doze de Vênus e aflito pelos maléficos e pelo kartari formado por Rāhu e Saturno. Ou seja, mesmo a partir de Vênus reencontramos aflições para os temas de sete.

Se incorporamos o navāṁśa na análise, a cúspide da sétima casa está em capricórnio, cujo senhor, Saturno, ocupa capricórnio (no rāśi) sob o olhar de Júpiter exaltado. Mesmo para Vênus, o dispositor do navāṁśa é Saturno. A força de Saturno somada ao olhar de um Júpiter exaltado lhe garantiu casamentos, mas também exagerou o número deles – algo também contemplável pela força de Vênus sob o olhar de Júpiter, seu dispositor exaltado.

 

Jaimini

A partir de Jaimini, o yogada é Júpiter, e a sete dele tem Saturno digno, ao passo que a oito (a dois da sete - sustentação da sete) sofre aflições severas. Saturno é também o darākāraka (significador de esposo/esposa) do mapa.

Contando a partir do svāṁśa (navāṁśa do ātmakāraka usado como lagna no rāśi), aquário (Vênus é o AK e ocupa o navāṁśa de aquário), a sete é regida pelo Sol, o qual se encontra aflito por Marte e pelo kartari de maléficos, além de estar conjunto a Mercúrio, o regente de oito a partir de aquário. O Sol também recebe rāśi-dṛṣṭis (olhares por signo) do Júpiter exaltado e da Lua luminosa. Logo, aqui temos mais uma vez representada a situação exata da Elizabeth Taylor – dificuldades com o aspecto afetivo, mas que não lhe negaram casamentos, os quais por sinal foram múltiplos.

Por fim, analisando o seu upapāda-lagna, esse está em leão, sob os olhares de Saturno e da Lua luminosa, ou seja, uma condição mista. O regente do upapāda, no entanto, é o Sol aflito, como já foi descrito acima. Portanto, o upapāda reitera a análise feita até então.

 

Conclusão

A análise de um tema é sempre muito plural. Focar apenas na casa, no regente da casa e no significador do assunto para determinar algo é até eficiente, mas básico. O astrólogo não deve se satisfazer com isso. Ele deve procurar combinar vários elementos e lagnas para realizar a sua análise, pois isso lhe dará mais confiança, visto que poderá contemplar mais de um testemunho, o que aumenta as suas chances de encontrar confluências que o inclinem a uma predição específica.

A dificuldade em usar de vários elementos em uma análise é a de acabar confuso com testemunhos discrepantes. Nesse caso, o recomendável é focar no que surge a partir do trio mais básico de uma análise: a casa a partir do lagna, o seu regente, e o significador do assunto. 


oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário