sábado, 17 de abril de 2021

Regências e dignidades para Rāhu e Ketu

Em Jaimini, no contexto do cálculo das daśās e também para a determinação da longevidade, considera-se que Rāhu e Ketu teriam regências. Rāhu seria o regente de aquário, enquanto Ketu, de escorpião. Isso é citado por Raghavabhāṭṭa em seu Jātaka sāra saṅgraha, além de aparecer também no Vanchināthīyam e no Vṛddha kārikā, que é a principal referência para compreender o Upadeśa sūtra de Jaimini.

Essa ideia, no entanto, não é aplicada no contexto da interpretação do mapa. Isso é algo que todo praticante de Jaimini que tenha estudado esses textos sabe, pois diferente de Parāśara jyotiṣa, em Jaimini nós não temos apenas textos que instruem sobre técnicas, mas também textos que dão exemplos práticos com mapas reais. Como nenhum dos exemplos práticos incorpora as regências de Rāhu e Ketu para interpretação e como os autores que citam o conceito não instruem que ele deve ser aplicado no contexto da interpretação, fica claro que a ideia é limitar a técnica a situações específicas. Isso também foi seguido por autoridades recentes, como Iraganti Rangācharya, Madhura Kṛṣṇamūrti, etc.

Inclusive, outra questão interessante é que em Jaimini, considera-se que Ketu se exalta em leão e se debilita em aquário, enquanto Rāhu se exalta em escorpião e se debilita em touro. Essa visão é corroborada pelas mesmas fontes que citei aqui, sendo que há ainda uma tradução do Jātaka sāra saṅgraha que inverte essas dignidades de Rāhu e Ketu, algo que não aparece nos outros textos. Porém, devo admitir que eu não acredito no uso de dignidades para os nodos, já que na literatura de jyotiṣa além de haver muitas discordâncias sobre o assunto, há também um enorme número de astrólogos clássicos que, assim como eu, não consideram dignidades ou mesmo regências para os nodos.

Portanto, o propósito desse artigo não é o de encorajar o uso de dignidades e regências para os nodos, mas apenas esclarecer que esses conceitos se destacaram principalmente em Jaimini, mas ainda assim, limitando-se a contextos específicos: cálculos de daśās e de longevidade. Em Parāśara, há autores que simplesmente ignoraram o conceito de regências e dignidades, enquanto há também aqueles que consideraram que Rāhu, por exemplo, tem domicílio em aquário ou virgem, mūlatrikoṇa em gêmeos ou aquário, exaltação em touro ou gêmeos e debilitação em escorpião ou sagitário. Há até mesmo outras visões distintas dessa, mas menos populares. Em vista dessa confusão, o fato de muitos astrólogos não terem citado dignidades e regências para os nodos e também a prova prática de que não há nenhuma distinção significativa de status conforme o signo ocupado por Rāhu ou Ketu, eu concluí, assim como outros (K. N. Rao, B. V. Raman, etc.), que é melhor definir a força dos nodos com base nas relações que esses estabelecem com outros grahas, a situação de seu dispositor e a casa que ocupam.

 

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário