quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Cursos online de astrologia indiana para o primeiro semestre de 2020 - inscrições até o dia 7 de fevereiro

Abrirei no mês de fevereiro duas turmas online, uma para o curso de fundamentos básicos do jyotiṣa e outra para o curso de yogas, as configurações dos grahas. O curso de fundamentos básicos começa no dia 10 de fevereiro, enquanto o de yogas tem início no dia 12. Interessados devem me contatar via e-mail (jyotishabr@gmail.com) ou whatsapp (12996242742) até no máximo o dia 7 de fevereiro, que é também a data limite de pagamento.

Abaixo dou maiores informações sobre cada um dos cursos separadamente, o que inclui valores:


FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JYOTIṢA
Esse curso é focado no método descrito por Varāhamihira em seu Bṛhat jātaka e que foi expandido na Sārāvalī, Phaladīpikā e Jātaka pārījāta, os quais integram os quatro principais textos de jyotiṣa. No entanto, também complementaremos o nosso estudo com outras referências clássicas, tais como o Bṛhat Parāśara horā śāstra e o Sarvārtha chintāmaṇi.
O curso tem extensão de cinco meses e abrange os seguintes tópicos:

1. Introdução ao jyotiṣa
2. Karma, reencarnação e destino (daiva)
3. Os doze signos (rāśis) e o āyanāṁśa (precessão dos equinócios)
4. Os nove planetas (grahas)
5. Olhares dos planetas (graha-dṛṣṭis)
6. Avaliando a força dos planetas (graha-bala)
7. As divisões de um signo (vargas)
8. As doze casas (bhāvas)
9. Kendras (1, 4, 7 e 10) & koṇas (5 e 9)
10. Upachayas (3, 6, 10 e 11), dusthānas (6, 8 e 12) & mārakas (2 e 7)
11. Natureza funcional dos planetas para cada ascendente
12. O processo de delineação
13-19. Aulas práticas
20. Pacificação dos planetas (graha-śāntiḥ)

Com este curso, o aluno poderá compreender como a delineação de um mapa deve ser realizada, o que o tornará apto a interpretar um horóscopo a um nível básico ou intermediário, a depender de seu empenho.

O valor do curso é de R$ 1600,00 à vista ou R$ 1680,00 parcelado via PAGSEGURO em até 12x. As aulas são semanais, dadas via Zoom (vídeo-conferência) e serão todas gravadas em áudio para que os alunos possam estuda-las posteriormente, o que é especialmente útil para aqueles que não podem comparecer com regularidade as aulas online. Além disso, o curso inclui PDFs riquíssimos e muitos mapas para exemplificação.

O dia e o horário dos encontros semanais serão combinados com os alunos, já com alguns dias de antecedência do início do curso. Por hora, no entanto, fica estabelecido que o início do curso será no dia 10.02 (segunda-feira) às 19hrs, sendo que nas demais semanas a proposta é manter as aulas nas segundas neste mesmo horário.

Serão incluídas também no curso referências bibliográficas, artigos diversos, outros tipos de materiais complementares ao ensino, grupo no face e um chat (Messenger e Whatsapp) para esclarecimentos de dúvidas. Além disso, enviarei a todos um arquivo contendo os principais textos clássicos em PDF para consultas ao longo do curso.


YOGAS, AS CONFIGURAÇÕES DOS GRAHAS

Yoga é um termo principalmente empregado dentro do contexto espiritual da Índia e cujo significado é “união”, no caso, da ātmā ao Paramātmā. Em jyotiṣa, a palavra yoga tem o mesmo significado, de “união”, mas aplicado a configurações onde dois ou mais fatores astrológicos se relacionam. Tais yogas podem ser formados por permutações de relacionamentos entre os grahas (planetas) com outros grahasbhāvas (casas), bhāveśas (senhores de casas) ou mesmo rāśis (signos).

Todos os clássicos de jyotiṣa contém descrições de diferentes yogas, embora nem todos os yogas sejam explicitamente tratados como tal, uma vez que não foram nomeados, como é o caso de yogas mais populares como gaja kesarimahāpuruṣa yoga, etc. Sem dúvida, a categorização dos yogas que encontramos no jyotiṣa é uma de suas características distintivas mais importantes e atraentes quando o comparamos com outros sistemas de astrologia.

Para um jyotiṣi, identificar os yogas de um horóscopo é absolutamente essencial, pois a delineação é, em outras palavras, um processo de identificação de yogas e também de ariṣṭas (misérias). No caso, yogas são as configurações positivas de um horóscopo, ao passo que os ariṣṭas também são yogas, mas cujo impacto é negativo. Todo horóscopo possui um misto de yogas e ariṣṭas, porém, em alguns os ariṣṭas predominam em influência, ao passo que em outros são os yogas que detém mais destaque.

Inclusive, embora os yogas sejam divididos em dois grupos maiores: yogas e ariṣṭas ou śubha yogas aśubha yogas, há ainda categorias muito mais específicas, como:

Nābhasa yoga: os nābhasa yogas são trinta e dois e levam em consideração a distribuição dos sete grahas visíveis ao longo dos bhāvas ou rāśis. Eles se subdividem em quatro grupos: āśrayadalaakṛti e sāṅkhya yogas.

Pañcha mahāpuruṣa yoga: há cinco mahāpuruṣa yogas, os quais envolvem os cinco tāra-grahas (Maṅgala, Budha, Guru, Śukra e Śani). Aqueles que nascem sob tais yogas tornam-se grandes personalidades.

Rāja yoga: são yogas que outorgam eminência social ou mesmo poder político. No passado eram usados especialmente para determinar quem se tornaria um rei ou teria uma influência equiparável a de um rei.

Dhana yoga: os dhana yogas são configurações que outorgam riqueza e confortos materiais em geral.

Ariṣṭa yoga: ariṣṭas são misérias, ou seja, configurações indesejáveis. Os clássicos fazem menção a vários tipos de ariṣṭas como rāja yoga bhanga (nulificação de rāja yogas), preṣya (servidão), daridra (pobreza), aṅgahīna (deficiência física), reka (inferioridade) e roga (doença) yoga.

Parivartana yoga: são as recepções mútuas ou trocas de posição, que de acordo com Mantreśvara podem ser de três tipos: mahā (grandioso), dainya (miserável) e kāhala (um tambor ou um som) yoga, conforme os bhāvas envolvidos. No caso, há sessenta e seis parivartana yogas, onde vinte e oito são mahā parivartana, trinta são dainya parivartana e oito são kāhala parivartana.

Viśeṣa yoga: esses são os yogas distintivos ou especiais (viśeṣa) e que carregam consigo nomes de divindades, armas, instrumentos musicais, símbolos reais, etc. Tais yogas geralmente tem um impacto mais abrangente sobre o jātaka, beneficiando-o em termos de status, condição econômica, educação, longevidade, prazeres, etc.

Āyu yoga: consistem em yogas que determinam o āyus, isso é, a longevidade do indivíduo. Tais yogas dividem-se em balāriṣṭa (morte infantil), yogāriṣṭa (morte até os 20 anos de idade), alpāyu (vida curta, dos 20 os 36), madhyāyu (vida média, dos 36 os 72) e pūrṇāyu/dīrghāyu (vida longa, dos 72 aos 100 ou mais) yogas.

Pravrajyā yoga: os pravrajyā (mendicante errante) yogas tratam-se de yogas raros, que impelem o indivíduo a uma vida ascética, dedicada a disciplinas espirituais. Na linguagem clássica, são yogas que tornam o indivíduo iniciado em uma tradição espiritual ou mesmo que o libertam do ciclo do saṁsāra. Tais yogas são também designados tapo (austeridade) ou sanyāsa (renúncia) yogas.

Bhāva yoga: consistem em yogas que determinam os resultados de um bhāva e que podem ser tanto formações simples, como as de um bhāveśa em um bhāva, quanto também mais complexas, envolvendo permutações de bhāvabhāveśa kāraka.

Graha yoga: são basicamente permutações de conjunções entre os grahas. No caso, os graha yogas podem ser conjunções envolvendo dois, três, quatro, cinco ou mesmo seis grahas, pois uma conjunção de sete grahas é, na verdade, um nābhasa yoga denominado gola yoga. Rāhu e Ketu, tradicionalmente, são ignorados, porém, se os consideramos então podemos ter um número maior de variações. Um exemplo popular de graha yoga envolvendo os nodos é o chamado Guru chaṇḍāla yoga, no qual Guru se encontra conjunto a Rāhu.

Neste curso que darei em fevereiro de 2020, você aprenderá tudo sobre esses diferentes yogas, o que o habilitará a realizar delineações muito mais precisas e profundas.

As aulas seguirão esta ordem:

1. Introdução aos yogas; bhāva & graha yoga
2. Nābhasa yoga
3. Āyu yoga (yogas de longevidade)
4. Ariṣṭa yoga (yogas para sofrimentos em geral)
5. Sūrya & Chandra yoga
6. Pañcha mahāpuruṣa yoga & rāja yoga (yogas para eminência)
7. Dhāna & daridra yoga (yogas para riqueza e pobreza)
8. Viśeṣa yoga (yogas distintivos)
9. Pravrajyā yoga (yogas para renúncia e asceticismo)
10. Delineando yogas (metodologia eficiente para a memorização e análise dos yogas)
11-16. Aulas práticas

O curso é online, via Zoom, inclui gravações em áudio e PDFs para estudo que são enviados por e-mail. O valor proposto é de R$ 1500,00 à vista, ou R$ 1575,00 (incluí taxa do PagSeguro) podendo ser parcelado em até 12x via PagSeguro. Sua duração é de quatro meses e, inicialmente, a ideia é inicia-lo no dia 12.02, às 19hrs e manter as aulas todas as quartas, o que também poderá ser modificado a depender das necessidades dos alunos. Inclusive, não é necessário que todos compareçam a aula, pois terão acesso as gravações em áudio de todas as aulas. Isso torna o curso acessível mesmo para aqueles que não tem condições de comparecer aos encontros.

Obs.: para a realização deste curso é necessário ter antes realizado o curso de fundamentos básicos do jyotiṣa ou no mínimo provar que detém habilidade suficiente com os fundamentos.

oṁ tat sat

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