Dentre os grahas, Sūrya é o rei. Assim, ele representa todo
tipo de poder centralizador ou básico, como a ossatura em relação ao corpo, o ātman
em relação ao ser, o governante em relação a um país, etc. Toda forma de
princípio está relacionado a Sūrya, que é de onde todas as coisas se
desenvolvem e na qual elas se sustentam, o que inclui, por exemplo, a própria
percepção do princípio espiritual unificador que liga todas as coisas e que é
o objetivo último de toda busca espiritual.
Como só pode ser visto durante o dia, Sūrya representa a vida
pública, o princípio masculino original, ativo e criador. Trata-se do único
graha que realmente detém luz, enquanto os demais apenas refletem a sua luz, o
que o relaciona diretamente à sustentação da vida e a própria consciência,
assim como também ao carisma e ao brilho pessoal de um indivíduo.
Sūrya
é considerado forte quando:
(1.1)
Ocupa áries, leão ou signos amigos, seja no rāśi, drekkāṇa, navāṁśa,
saptāṁśa, dvādaśāṁśa ou triṁśaṁśa. Quanto maior o número
de divisões ideais ocupadas por Sūrya, melhor.
(1.2)
Está sob a influência de saumya grahas (Guru, Śukra, Budha ou Chandra) ou
cercado por esses.
(1.3)
Em uma situação onde o seu dispositor, tanto do rāśi quanto do navāṁśa,
detém força.
(1.4)
O nascimento se dá no seu dia ou durante a sua hora, assim como quando o
nascimento é diurno, particularmente próximo ao meio dia.
(1.5)
Seu ṣaḍ-bala é superior a 390 virūpas.
Além disso, Sūrya outorga bons resultados quando ocupa o lagna, a três, seis, dez e onze. Em cinco e nove seus resultados também podem ser positivos, desde que outros fatores cooperem para isso. Abaixo descrevo os resultados de Sūrya nas doze casas:
Sūrya (Sol) no lagna (ascendente)
Quando Sūrya ocupa o
lagna, o indivíduo está inclinado a sofrer com doenças oculares, acidez
estomacal e outros desequilíbrios de pitta, embora goze de vigor. Sua testa
geralmente é alta, o cabelo fino e no caso dos homens, há a tendência a
calvície precoce. Em termos de constituição física, esse posicionamento aponta
um corpo alto, quadrado e que será do magro para o forte.
Em termos de qualidades,
Sūrya nessa casa outorga sabedoria, uma fala comedida, boa conduta, poder,
valentia, capacidade de liderança, moralidade, senso de justiça, franqueza,
popularidade, autoconfiança, expressividade e um temperamento otimista. Isso é
especialmente verdadeiro quando Sūrya detém força e está sob boas influências,
cercados por grahas benéficos, etc.
Dos defeitos, Sūrya na um
aponta para orgulho, crueldade, temperamento irritadiço, arrogância, vaidade,
inveja, autoritarismo, hedonismo, natureza extrema, teimosa e impaciente, o que
se acentua quando Sūrya sofre algum tipo de aflição, está fraco, etc.
Esse posicionamento
geralmente também distancia o indivíduo de sua terra natal e pode indicar, ao
longo da vida, várias mudanças de residência, cidade ou até mesmo país. Suas
finanças tendem a ser flutuantes e a vida familiar, marcada por dificuldades e
pesados encargos. Não raro tais indivíduos assumem cargos de poder ou são
beneficiados por autoridades.
Sūrya (Sol) na
dois
Na dois, Sūrya gera
problemas dentários, doenças da boca e da face. O indivíduo também está
propenso a sofrer punições do governo que o levarão a ter perdas financeiras.
Isso, é claro, quando há aflições ou Sūrya se encontra enfraquecido.
Por sinal, em tais más
condições, Sūrya também afeta a fala, gerando gagueira ou algum outro tipo de
problema. Além disso, traz instabilidade financeira, gera perdas, roubos, nega
educação, modéstia, harmonia familiar e também conjugal. O indivíduo ainda se
mostra cruel, ingrato, teimoso, rabugento, descrente, envolvido em um círculo
de más amizades, é dado a lucrar por meios questionáveis, não tem moradia fixa,
é sexualmente insatisfeito e se expressa de forma ríspida e desagradável.
Em boas condições, Sūrya
na dois outorga riqueza por meios honestos, aponta favores do governo, bom
nome, fama, eloquência, uma natureza independente e esforçada, habilidade com
retórica e uma oratória impactante, que transmite autoridade. O indivíduo
também goza de uma família ampla, conquista uma boa educação, faz uso diligente
e generoso de seus recursos e é bem quisto pelas pessoas em geral.
No que se refere ao seu
pai, esse pode ser abastado e muito educado quando Sūrya está forte e sob boas
influências. Fraco, indicará o contrário, além de ser um dos sinais a apontarem
uma vida curta para o mesmo.
Sūrya (Sol) na
três
Com Sūrya na terceira
casa, o indivíduo pode vir a sofrer com algum problema auditivo, assim como
também com dores nos ombros, braços ou mãos. Porém, será vigoroso e resistente
se Sūrya estiver detendo força, do contrário, se mostrará frágil e sua
vitalidade será baixa.
Nos clássicos se diz que
o indivíduo não terá irmãos ou se tiver, serão poucos e a relação com esses se
mostrará difícil. A situação geral da três, seu regente e Maṅgala (Marte),
nesse caso, é o que realmente vai definir se haverão ou não irmãos e se esses
serão poucos ou numerosos.
Como os krūra-grahas
(maléficos) se dão bem em casas upachaya (3, 6, 10 e 11), Sūrya aponta para um
indivíduo valente, de boa reputação, que alcançará riqueza, felicidade e uma
vida agradável. Além disso, tal posicionamento outorga força física, impacto
pessoal, habilidade intelectual, instrução, destreza, boa aparência, vitória
sobre inimigos, eloquência, determinação, astúcia, uma natureza paciente,
nobreza, a capacidade de perdoar e um interesse por atos piedosos,
austeridades, práticas religiosas, estudo escritural e audição de sermões.
Em uma má situação, Sūrya
na três, além de gerar as dificuldades de saúde e prejudicar o tema irmãos,
como descrito mais acima, também fará o indivíduo vil, inamistoso com seus
familiares, violento, incapaz de ouvir os demais, dado a tagarelar coisas
desagradáveis, criar intrigas e gerar desentendimentos entre os demais.
Outro ponto notável sobre
Sūrya nessa casa é de que pode apontar para uma singular habilidade artística,
o interesse pela literatura, atividades que envolvam habilidade manual,
capacidade inventiva ou comunicativa.
Sūrya (Sol) na
quatro
Na quatro, Sūrya
predispõem a uma constituição pitta e a doenças cardíacas. Além disso, pode apontar
acidentes envolvendo veículos, isso quando há aflições adicionais a quatro, seu
regente e a Śukra, especialmente.
Forte, Sūrya na quatro
outorgará cargos elevados, fará do indivíduo respeitado, introspectivo,
patriota, recluso, detentor de excelentes veículos, propriedades e terras, além
de apontar para o seu envolvimento em assuntos políticos, assim como também em
estudos filosóficos e esotéricos. Porém, em geral, o posicionamento de Sūrya na
quatro tende a ser negativo em termos de vivências familiares e emocionais,
podendo, inclusive, representar incontáveis mudanças de residência, estadia no
exterior, dificuldades de convivência com a mãe, desarmonia doméstica e
inquietude emocional.
Em situações mais
adversas, Sūrya na quatro apontará acentuado egoísmo, um coração duro, natureza
soturna e questionável, infelicidade, ingratidão, rancor, instabilidade
econômica, dependência dos outros no que se refere a moradia e locomoção, interesse
em conflitos e discórdia, ausência de amigos e do contato com parentes,
perturbação mental, sujeição a um governante ou empregador cruel, o gosto por
causar ou ver o sofrimento dos demais, incontáveis mudanças de residência, o
confisco de seus bens pelo governo, a perda da herança paterna, o apreço por relações
ilícitas com o sexo oposto, o insucesso em casos litigiosos e a insatisfação
dos familiares para com o indivíduo.
Como todos os
krūra-grahas (maléficos), Sūrya não se dá bem na quatro, exceto quando detém
força, está sob boas influências e com o seu senhor bem colocado no mapa.
Inclusive, a quatro corresponde ao local onde Sūrya detém dig-bala (força
direcional) mínimo, pois o nascimento de algum com esse posicionamento se dá
justamente próximo da meia noite.
Sūrya (Sol) na
cinco
O indivíduo que nasce com
Sūrya na cinco está propenso a sofrer de doenças estomacais, cardíacas,
problemas de fígado, vesícula e desequilíbrios de pitta em geral. Inclusive, no
que se refere ao porte, tende a corpulência.
Bem posicionado, sob boas
influências, Sūrya na cinco fará do indivíduo alguém sábio, brilhante, devotado
a religião, corajoso, despreocupado, carismático, satisfeito tal qual um sādhu,
entusiasmado, autoconfiante, expressivo, generoso, de presença marcante, afeito
a solidão e influente, em virtude de seu vasto conhecimento. Além disso, de
acordo com os śāstras, o indivíduo apreciará vagar por montanhas e florestas,
mostrando-se afeito a uma vida de contemplação e indagação
espiritual/filosófica.
No que se refere aos
filhos, Sūrya na cinco nega, destrói ou limita o número desses. Sob influências
severas e enfraquecido, aponta para abortos e outras infelicidades em relação
ao tema. Já em uma situação onde Sūrya detém força e está sob boas influências,
a indicação é de que não só haverá filhos como esses terão vida longa e prosperidade.
A relação com esses, no entanto, pode ser marcada por diferenças pessoais e
certo distanciamento.
Sūrya também pode afetar
de maneira negativa outros temas, caso esteja aflito e fraco. No caso, em tais
condições, o indivíduo se verá privado de riqueza, perderá seu pai cedo ou não
terá contato com o mesmo, terá sua vida encurtada, se mostrará fisicamente
fraco e sujeito a alguma doença ou infortúnio severo, terá uma infância
infeliz, viverá na casa de outras pessoas, será impaciente, dado a realizar
atos vis, de um coração duro, desprovido de afeto, preso a vícios e de uma
soberba que o sujeitará a muitas adversidades e riscos desnecessários.
Sūrya na seis
Na seis, Sūrya gera
acentuada acidez estomacal, problemas envolvendo os olhos, ossatura, dores nas
pernas, na lombar, predispõem a acidentes, vícios e a ataques de inimigos e
animais. Severamente aflito vai gerar muitas dificuldades em termos de saúde,
ao passo que forte aponta para um indivíduo resistente, de um corpo magro, belo
e que detém boa saúde, em virtude de seu excelente jaṭharāgni (poder
digestivo).
Financeiramente, esse
posicionamento favorece um bom desenvolvimento, além de trazer também boa
reputação, força, coragem, conquistas, heroísmo, uma natureza muito passional e
trabalhadora, modéstia, inclinações ao asceticismo, grande determinação,
natureza hospitaleira e o êxito em seus empreendimentos. Os autores clássicos,
inclusive, pontuam que o indivíduo terá a disposição de um yogī, será glorioso,
detentor de fama e um comportamento encantador.
Uma vez que a seis trata
dos inimigos, Sūrya nessa casa, se estiver forte, enquanto o senhor da seis
está fraco, aponta vitória sobre os mesmos, enquanto o contrário o faz
subjugado por seus inimigos, especialmente se Sūrya ainda estiver sob
influências maléficas.
Por sinal, em condições
adversas, Sūrya tornará o indivíduo muito preocupado, sempre estressado com
seus encargos, desprovido de conhecimento, atormentado por parentes maternos e
inimigos, enganador, sujeito a muitas misérias, inflexível e oriundo de uma
classe inferior.
No que se refere ao pai,
esse pode passar por muitas dificuldades, partir cedo, ter má fama ou ser
subjugado por seus inimigos. Também é comum vermos o indivíduo ou seu pai
envolvidos com a agricultura ou mesmo áreas legal, de saúde, defesa,
veterinária, etc.
Sūrya na sete
Ocupando a sete, Sūrya
influí com desequilíbrios de vāta, predispõem a uma saúde frágil, um corpo
fraco e desprovido de brilho, em virtude de atividade sexual desregrada. Isso,
é claro, quando outras indicações confluem para o mesmo, pois a sete trata da
vida sexual e Sūrya não se dá bem aqui, por ser também a casa que equivale ao
poente, onde Śani (Saturno), o antagonista de Sūrya, ganha força.
Casamento tardio,
lascívia, relações ilícitas, divórcios, infelicidade na vida conjugal, relações
com pessoas de caráter questionável, autoritárias, dominadoras e que são dadas
a humilhar, etc., são alguns dos resultados negativos que se podem esperar de
Sūrya na sete, especialmente quando há outras aflições e fatores que apontem
para dificuldades. Do contrário, quando Sūrya detém força e está sob boas
influências, em um signo benéfico, etc., a vida conjugal será mais harmoniosa,
podendo ocorrer, inclusive, um único casamento. Porém, mesmo com Sūrya em áries
ou leão, o indivíduo vivencia dificuldades em sua vida afetiva, como traições,
lascívia, etc., ainda que seja próspero e goze de mais harmonia na vida
conjugal.
Outros resultados comuns
envolvem o indivíduo vivenciar dificuldades com o governo e com as autoridades,
vagar a esmo de um local a outro, não ser dado a respeitar as injunções
alimentares de sua religião ou cultura, sofrer com uma mente instável, ser
humilhado, rebelde, dado a ações anti-sociais e imorais, viver preocupado,
enfrentar perdas nos negócios, ter dificuldades com o sono, poucos amigos,
interesse em culturas estrangeiras e em viver distante de onde nasceu, sofrer
com perdas por conta de mulheres e viver irritado em função de sua perturbadora
luxúria.
Nas melhores condições,
Sūrya na sete pode inclusive apontar vasta influência social, uma vez que se
mostra presente em muitos mapas de políticos e reis influentes. Esse também é
um posicionamento que pode levar o indivíduo a desenvolver a capacidade de
compreender a natureza humana, ainda que haja uma forte tendência a impor sua
perspectiva limitada sobre o outro. Por sinal, na sete, Sūrya enfraquece a
personalidade, tornando-a suscetível a buscar aprovação social, desenvolvendo
também dependências afetivas e a incapacidade de se afirmar plenamente ou de se
libertar das influências sociais. No melhor dos casos, esse posicionamento
representará uma entrega ao outro, compaixão e a capacidade de enxergar a
interdependência existente entre os seres em geral.
Sūrya (Sol) na oito
Com Sūrya na oito, o
indivíduo sofrerá com problemas de vista, além disso, está propenso a doenças
crônicas, problemas envolvendo os órgãos genitais, a cabeça, o coração e os
ossos. Esse ainda é um posicionamento que aponta para uma saúde mais frágil e possíveis
problemas com vícios.
Nos clássicos, diz-se que
o indivíduo terá um número limitado de filhos, condição financeira medíocre,
prejuízos materiais em geral, perderá amigos e pessoas queridas, transmitirá um
ar de insatisfação e viverá muitas dificuldades. Não só, o indivíduo também é
descrito como indecente, mal vestido, sujeito a cargos inferiores, dado a viver
longe de sua terra de nascimento, sofrerá com muitos inimigos, será
extremamente colérico, tolo, desprovido de afeto e enfrentará adversidades na velhice.
Isso, é claro, quando há fatores convergindo para um quadro mais negativo.
Em uma situação mais
favorável, Sūrya na oito outorgará uma natureza magnética, poderosa e
misteriosa, trará habilidade com assuntos metafísicos, a capacidade de desvelar
mistérios, inclinações ascéticas e místicas, eloquência, resiliência e
benefícios financeiros por meio de heranças ou recursos de outras pessoas.
Sūrya (Sol) na
nove
Na nove, Sūrya outorga
beleza física, uma mentalidade religiosa, boa fortuna, filhos e esposa, faz do
indivíduo devotado a práticas religiosas, aos brāhmaṇas e devas,
virtuoso, solidário com seus parentes, longevo, famoso, querido e favorecido
por seus superiores, inteligente, nobre, constante no cumprimento de seus
deveres, veraz, ascético, patriota, moralmente forte, filosófico e interessado
em culturas estrangeiras. Porém, tais resultados dependem de Sūrya estar livre
de aflições, forte e sob boas influências, enquanto o senhor da nove também
goza de força.
Em uma situação
contrária, isso é, com Sūrya enfraquecido, aflito e com o seu dispositor mal
colocado, o indivíduo se mostrará avesso e ofensivo aos brāhmaṇas e
preceptores, desviará dos princípios tradicionais, será cruel, tolo, moralmente
fraco, arrogante, desafortunado, mentalmente perturbado, hostil em relação ao
seu pai - o qual também será tolo e contrário aos princípios religiosos -,
incapaz de cumprir com votos e atividades religiosas, inclinado a crenças
distintas das de sua cultura local e dado a vagar a esmo.
Obviamente, é raro
encontrar uma situação completamente negativa ou positiva. Geralmente, os
resultados que um graha manifesta em uma casa são mistos, com alguma
predominância positiva ou negativa.
Sūrya na dez
Este posicionamento de
Sūrya, na dez, faz do indivíduo forte e saudável, embora possa afetar
negativamente os joelhos. Geralmente, esse posicionamento outorga longevidade.
Uma vez que Sūrya detém
dig-bala (força direcional) máximo nessa casa, seus resultados são excelentes.
No caso, bravura, favorecimento por parte do governo e de seus superiores, boa
reputação, a dedicação a atos piedosos, poder, sucesso profissional,
autoridade, nobreza, sabedoria, prosperidade econômica, modéstia, um
comportamento louvável, virtude, boa educação, natureza justa, meritória e
benevolente, personalidade magnética, sucesso em terras distantes, determinação,
elevado valor moral e ético, êxito nos empreendimentos, independência,
generosidade e a capacidade de trabalhar arduamente e com foco bem definido são
alguns dos resultados de um Sūrya bem colocado na dez. Inclusive, esse é o
posicionamento típico de um líder e, não a toa, diz-se que os reis nascem ao
meio-dia, que corresponde justamente ao período em que Sūrya está na dez,
geralmente.
Fraco e sob más
influências, Sūrya fará do indivíduo uma pessoa cruel, de natureza autoritária
e punitiva, que se dedicará a atos vis, se deparará com obstruções em sua
carreira e terá seu nome manchado. Não só, a mãe do indivíduo será uma pessoa
doente, sua família se defrontará com oposição governamental e o próprio
indivíduo sofrerá nas mãos das autoridades. Mesmo no que se refere a moradia, o
indivíduo está inclinado a mudar-se inúmeras vezes e a viver distante de sua
terra natal.
Em relação ao pai, esse
terá alguma posição de destaque na sociedade, será um homem de conduta reta e
bem-visto, desde que Sūrya esteja bem. Do contrário, o pai será um homem
poderoso, mas vil e cuja má fama será bem conhecida pelas pessoas em geral.
Sūrya (Sol) na
onze
Sūrya na onze favorece a
saúde e a longevidade, no entanto, pode apontar para problemas envolvendo as
pernas, calcanhares ou mesmo os ouvidos.
Em termos materiais, se
Sūrya estiver forte, esse pode ser considerado um excelente posicionamento. No
caso, prosperidade econômica, ganhos por meio do governo, obtenção de imóveis e
veículos, sucesso nos empreendimentos, êxito em especulações financeiras e
ambição são alguns dos resultados desse posicionamento.
Poucos filhos e
infelicidade no que se refere a esses, obtenção crescente de poder ao longo da
vida, elevado status, habilidade em temas sexuais, múltiplas relações, o apreço
pela música, impaciência, integridade, sagacidade, ganhos súbitos, favorecimento
por parte de autoridades e pessoas influentes, popularidade, natureza
competitiva, firmeza nas palavras, sabedoria, capacidade de comando e êxito
sobre os adversários também são outros resultados possíveis. Inclusive, no que
se refere ao pai, esse geralmente goza de autoridade e êxito material.
Em uma condição
indesejável, Sūrya sujeitará o indivíduo a muitas infelicidades em relação a
filhos, além de também indicar dificuldades com amizades e grupos, insucesso
com seus planos e empreendimentos, ganância desmedida, oportunismo, problemas
financeiros, lascívia e o envolvimento com pessoas corrompidas por poder,
riqueza, etc.
Sūrya (Sol) na
doze
Na doze, Sūrya é
prejudicado. No caso, o indivíduo tem uma saúde frágil, pode partir cedo, ter
um membro defeituoso, problemas oculares, corpo magro, aparência desagradável,
recorrentes problemas de saúde e injúrias ou doenças envolvendo os pés.
Outros resultados comuns
e que são descritos nos clássicos são despesas e gastos excessivos,
envolvimento com más companhias, natureza vil, hipócrita, tola, libidinosa, escapista,
vulgar, fraca e insegura, inclinação a apostasia, a ideias inaceitáveis e a má
conduta, o que geralmente os faz serem negligenciados e excluídos. Também
costumam enfrentar perdas, insucesso profissional, serem dados a vagar a esmo,
a perder poder, se envolver em atividades ilícitas, intoxicação, promiscuidade
e, na pior das situações, podem acabar até mesmo presos ou se verem forçados a
fugir de uma região ou país, seja por vergonha, perseguição ou outras misérias.
No melhor dos casos, esse
posicionamento vai apontar para tendências ascéticas, reclusão, aguçada
sensibilidade, o interesse por práticas contemplativas, ardente desejo pela
transcendência, progresso em terras estrangeiras e, inclusive, pode indicar que
o indivíduo se recolherá em um āśrama ou mesmo que estará sempre servindo em
locais isolados, onde há pessoas abandonadas ou que sofrem, como hospitais,
asilos, orfanatos, etc.
Em relação ao pai, esse
tende a ser doente, apagado, degradado ou no mínimo distante do indivíduo, seja
emocional ou mesmo fisicamente. Em alguns casos, esse posicionamento apontará
para a morte precoce do pai ou sua completa ausência, ao ponto do indivíduo nem
sequer tê-lo conhecido, por exemplo.
oṁ
tat sat
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