Na Mānsagarī são
descritos (cp. 1) os resultados de nascimentos ocorrendo nos dois pakṣas ou quinzenas do mês lunar, śukla e kṛṣṇa:
"Aquele que nasce em śukla-pakṣa (quinzena brilhante, da fase
nova à cheia) será brilhante como Chandra, rico, industrioso, versado em muitos
śāstras, eficiente e educado.
Quem nasce em kṛṣṇa-pakṣa (quinzena escura, da fase cheia à nova) será cruel,
mal-humorado, hostil às mulheres, obtuso, dependerá da misericórdia de outros e
terá uma grande família."
O Yavana jātaka, por
sua vez, diz o seguinte:
"O indivíduo que nasce em śukla-pakṣa deterá longevidade e terá
muitos filhos. Será atencioso para com as necessidades e interesses de seu povo,
benevolente, afável, uma pessoa respeitável, mas que viverá sobre o controle de
sua esposa.
Aquele que nasce durante kṛṣṇa-pakṣa será habitualmente
indolente, desleixado, buscará falhas nos outros e se valerá de uma linguagem
áspera e impura."
Por fim, outro clássico
que descreve os resultados dos pakṣas
é o Jātaka pārījāta, que diz:
"O nascido durante śukla-pakṣa será muito eminente, rico,
virtuoso e misericordioso.
Quem nasce em kṛṣṇa-pakṣa perseguirá os seus próprios interesses, será devotado a
sua mãe, mas não demonstrará afeto pelos demais parentes."
Basicamente, todos os autores concordam quanto ao fato de que śukla-pakṣa outorga bons resultados,
enquanto kṛṣṇa-pakṣa é fonte de maus
resultados. No entanto, Chandra é especialmente fraco durante o quarto
minguante, que vai de kṛṣṇa aṣṭāmi
(oitavo dia lunar da quinzena escura) à śukla
pratipad (primeiro dia da quinzena brilhante), sendo que em kṛṣṇa-chaturdaśī (décimo quarto dia da
quinzena escura) e em āmāvāsya,
Chandra outorga os piores resultados, pois essas duas tithīs (dias lunares) são classificadas nos clássicos como doṣas (defeitos ou desarmonias que
afetam o jātaka de maneira integral).
Já no que se refere a deter força, Chandra é especialmente forte no
quarto crescente, que vai de śukla aṣṭāmi
(oitavo dia da quinzena brilhante) à kṛṣṇa
pratipad (primeiro dia da quinzena escura), pois é nesse período que a sua
luminosidade é maior e ainda coincide com a sua fase ascendente.
Mesmo para o cálculo de ṣaḍ-bala
(seis forças), em uma de suas forças, chamada de kāla-bala (força temporal), a observação do pakṣa-bala de Chandra está incluído, pois esse incide diretamente sobre
os demais grahas. No caso, saumya-grahas (Budha, Guru e Śukra)
ganham força durante śukla-pakṣa,
enquanto os krūra-grahas (Sūrya,
Śani, Maṅgala e os nodos) ganham força durante kṛṣṇa-pakṣa. Logo, quando analisamos o pakṣa de Chandra, sua dignidade no rāśi e demais vargas, os
olhares que recebe de outros grahas,
suas conjunções e a casa que ocupa, podemos delinear as condições mentais e
emocionais (mānasika-avasthā) do
indivíduo, o que é muito útil para a análise como um todo.
Quem nasce na quinzena escura, por exemplo, costuma demonstrar mais
introspecção, insatisfação e uma disposição menos jovial do que quem nasce na
quinzena brilhante, que geralmente se mostra extrovertido, entusiasmado e
jovial, desde que outros fatores confluam para isso. Assim, os nascidos na
quinzena escura estão mais propensos a depressão e outros males psicológicos e
emocionais, embora esse não seja o único fator decisivo, obviamente, pois mesmo
alguém nascido na quinzena brilhante pode sofrer com tais problemas, ao passo
que outro que nasceu na quinzena escura pode gozar de boa saúde
emocional/psicológica e demonstrar até mesmo mais desprendimento e maturidade,
a depender da circunstância em questão.
Uma outra observação interessante em relação a Chandra e que tem relação
direta com os seus pakṣas, é a que o
Horā sāra apresenta. Nele, Pṛthuyaśas menciona (4.11) que "a força de
Chandra é a fundação das forças de todos os demais grahas". Ou seja, se Chandra não detém força, todo o mapa se
enfraquece, uma vez que é ele quem governa a disposição psicológica do
indivíduo, incluindo aí todas as impressões deixadas pelo nascimento, pela
família, o ambiente e a comunidade em que o indivíduo se desenvolveu no começo
de sua vida. Não a toa a maior parte dos balāriṣṭa
yogas (configurações para morte prematura) e doṣas descritos na literatura envolvem Chandra, pois seu impacto no
mapa é global, assim como ocorre com Sūrya, o outro maṇḍala graha (luminar) de importância basilar para a saúde e o
sucesso geral de um horóscopo. Por isso,
justamente, os elementos analisados no pañchāṅga
(vāra, tithī, nakṣatra, karaṇa e yoga), que é preliminar em um estudo astrológico, são todos baseados em Sūrya e Chandra, principalmente em
Chandra.
oṁ tat sat
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