terça-feira, 5 de junho de 2018

O karma e suas divisões

No ocidente é comum a ideia do karma, enquanto algo ruim, um fardo, no entanto, essa é uma definição demasiadamente simples. O karma pode ser tanto bom quanto ruim, embora sempre enrede o ser e o force a ter de reencarnar para colher os frutos de suas ações. 

Há, basicamente cinco tipos de karma: nitya (constante), naimittika (circunstancial), kāmyā (com desejos), prāyaśchitta (expiatório) e kartavya (obrigatório), os quais podem ser todos estudados no horóscopo, que é o retrato do prarabdha, o karma a ser vivido nesta vida atual.

(1) Nitya-karma compreende as atividades morais e religiosas que devemos realizar regularmente, como servir os familiares, respeitar nossos gurus, não ofender a ninguém, manter-se sempre limpo, etc. Tais atos tornam o indivíduo piedoso.

(2) Naimittika-karma trata dos ṣoḍaśa-saṁskāras, os dezesseis ritos que compreendem desde o período pré-natal até a morte, como por exemplo a cerimônia do nascimento (jātakarman), do casamento (vivāha) e a cerimônia de passagem ou fúnebre (śrāddha). Também inclui outros tipos de ações realizadas apenas circunstancialmente.

(3) Kāmyā-karma são ações visando nome, fama, riqueza e outros prazeres pessoais. Basicamente, é o karma motivado por interesses egoístas.

(4) Prāyaśchitta-karma envolve a expiação dos pecados, como p. e., observar certos jejuns prolongados para se redimir de um vikarma (pecado).

(5) Kartavya-karma compreende as ações necessárias para manter-se, ou seja, trata de obrigações principalmente profissionais.

No entanto, além dessas cinco divisões de karma, há também vikarma (ato caprichoso/pecado) e akarma (ato transcendente). Vikarma é realizado por aqueles que não seguem os śāstras e suas injunções e, portanto, estão fadados a sofrerem as reações dessas ações. Akarma, por outro lado, é realizado por aqueles que já vivem além do cativeiro do karma e, portanto, não se implicam em reações, devido ao desapego (vairagya) e conhecimento espiritual (jñāna) que possuem - jñānīs, yogīs e bhaktas.

Inclusive, o karma não é realizado apenas com o corpo, mas também por meio da mente e das palavras em todos os três estágios de consciência: vígilia (jāgrat), sonho (svapna) e sono profundo (suṣupta). Além disso, o karma pode ser qualificado como sattvika (puro), rajasika (apaixonado) ou tamasika (ignorante), algo que foi extensivamente abordado nos cps. 14 e 18 da Bhagavad gītā. As ações sattvika são puras e gradualmente libertam do enredamento do karma, as rajasika são mistas e trazem tanto conquistas e prazeres mundanos quanto também sofrimento, enquanto as tamasika só geram sofrimento para si mesmo e para os demais, sendo causa de decadência. 

oṁ tat sat
_______________
Referências:
Karma & rebirth in hindu astrology - K. N. Rao
Bhagavad gītā

2 comentários:

  1. Bom dia Gaura! Entendo que o sofrimento é inerente aos desequilíbrios de nossa natureza primordial Prakruti, ao final, das gunas e consequentemente dos doshas. Entretanto, Purusha ou a Suprema Personalidade de Deus criou este universo material como seu entretenimento, sua brincadeira, como uma coisa prazerosa a Lila. Tento entender desta forma como a Lila num nível do Jivatman. Nossa alma individual foi criada primordialmente nesta Lila Divina, portanto Divinal. Teremos individualmente nossa própria caminhada para a libertação do Sansara. Tudo com amor Divino! Namaste

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que Karma era uma coisa só e não vários tipos.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir