O doṣa vāta (predominado pelo "vento") pode ser relacionado a dois grahas: Śani e Budha (tridoṣa,
no entanto, um pouco mais vāta), onde
Śani representa o aspecto vāta mais
negativo e doente, enquanto Budha, o aspecto positivo e saudável. Além disso,
os dois nodos, Rāhu e Ketu, são definidos por Parāśara como vāta, embora Ketu também tenha algo de pitta, no entanto, para manter a
concisão do artigo, não entrarei em detalhes a respeito desses dois grahas.
Um indivíduo terá uma
constituição vāta quando os grahas acima mencionados forem
encontrados influenciando o lagna, lagneśa, Sūrya, Chandra ou estiverem
fortes a ocupar os ângulos do mapa. Esses mesmos grahas em dusthānas ou
relacionados aos seus senhores também podem gerar desequilíbrios
característicos desse doṣa. Além
disso, os signos de Budha (gêmeos e virgem) e Śani (capricórnio e aquário) no lagna ou proeminentes de alguma forma naturalmente predispõem a uma natureza vāta.
A descrição que é dada
das qualidades de vāta nos clássicos
de āyurveda envolvem frio, secura,
leveza e mobilidade, principalmente. No corpo, ele preside o sistema nervoso, o
processo de excreção e todas as outras formas de movimento, estando principalmente situado no intestino grosso e se dividindo ao longo do corpo em cinco vātas
ou vāyus: udāna vāyu, prāṇa vāyu, samāna vāyu, apana vāyu e vyāna vāyu,
que cuidam de diferentes processos envolvendo sempre mobilidade física ou
psicológica.
Um indivíduo vāta é caracterizado fisicamente pela
irregularidade, ou seja, são muito altos ou muito baixos, os dentes podem ser
mal formados, tortos e espaçados entre si, a feição pode ser assimétrica, etc.
Além disso, são ossudos e magros, com juntas e veias geralmente aparentes,
digestão e apetite irregular, pele seca, rachada ou áspera, olhos pequenos,
cabelo ondulado ou crespo e outras características provenientes das qualidades
próprias de vāta como secura,
mobilidade e irregularidade.
A um nível psicológico
são criativos, adaptáveis, ágeis, ativos mas de baixa estamina, tem grande
dificuldade com rotina, gostam de despender energia (física, mental, verbal, etc.),
não poupam recursos e precisam de constantes estímulos mentais e físicos. Podem
ser intelectualizados, falantes e sociáveis, especialmente aqueles em que
predomina Budha ou seus signos, enquanto os tipos Śani são mais reclusos,
melancólicos, desprendidos e contemplativos, embora também possam ser avaros,
frios e egoístas.
Geralmente os tipos vāta sofrem com
medo, insegurança, ansiedade, indecisão, superficialidade, falta de concentração,
problemas de memória e podem viver aéreos. As doenças mais comuns envolvem o
sistema nervoso, insônia, artrites, problemas psicológicos, depressão, constipações,
gases, distensões abdominais e todo tipo de doença produzida pela exposição ao
frio e a secura, ao qual são extremamente sensíveis, adoecendo geralmente nas estações com essas características.
A pacificação de vāta se dá por evitar a exposição ao
frio e a secura, cultivar o silêncio ou expor-se a melodias e sons relaxantes,
tais como mantras (o tipo vāta é muito sensível ao som), manter-se
sempre aquecido e hidratado e evitar os sabores adstringentes, amargos e
picantes, utilizando mais dos sabores doce, azedo e salgado. A prática de exercícios
relaxantes e que trabalham os cinco vāyus
tais como tai chi e yoga, massagens regulares envolvendo
óleos quentes como o óleo de mamona ou gergelim, a realização regular de nāḍī śodhana prāṇāyāma, banhos de sol regulares mas moderados, oleação (snehana) regular, exposição
indireta ao vento, cultivar o toque, manter uma rotina regular, procurar se alimentar de 3 a 4 vezes
por dia com refeições nutritivas mas simples, pequenas, quentes e sempre com
algum óleo, para diminuir a secura do organismo vāta e facilitar digestão e excreção, etc., são todas medidas positivas para pacificação.
Dos tipos vāta é notável que aqueles com influência predominante de Budha tendem a ser mais saudáveis, flexíveis e joviais,
estando sempre em movimento e mantendo bom humor e criatividade, afinal, Budha
é representado pela criança e é um graha
rajas (de natureza ativa, apaixonada). Já os tipos predominados por Śani costumam
adoecer mais fácil, especialmente se Śani estiver fraco e mal colocado, caso
contrário, podem ser extremamente resistentes e gozar de vida longa. Além
disso, são mais sérios e emocionalmente inexpressivos, o que os inclina tanto a
um caminho de desprendimento, contemplação, abnegação pessoal e altruísmo, quanto
para a criminalidade, o egoísmo e a subversão, o que dependerá das influências
gerais do mapa, obviamente. O fato de Śani carregar
consigo conotações mais negativas de vāta
está diretamente relacionado a sua natureza tamas
(obscuro, inerte ou ignorante) e a sua conexão com o fim ou o declínio de todas
as coisas (velhice, doenças, etc.).
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Referência: Ayurvedic astrology - Dr. David Frawley_________________
Om
tat sat
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