sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Āyurjyotiṣa: os tipos e desequilíbrios de vāta

O doṣa vāta (predominado pelo "vento") pode ser relacionado a dois grahas: Śani e Budha (tridoṣa, no entanto, um pouco mais vāta), onde Śani representa o aspecto vāta mais negativo e doente, enquanto Budha, o aspecto positivo e saudável. Além disso, os dois nodos, Rāhu e Ketu, são definidos por Parāśara como vāta, embora Ketu também tenha algo de pitta, no entanto, para manter a concisão do artigo, não entrarei em detalhes a respeito desses dois grahas.

Um indivíduo terá uma constituição vāta quando os grahas acima mencionados forem encontrados influenciando o lagna, lagneśa, Sūrya, Chandra ou estiverem fortes a ocupar os ângulos do mapa. Esses mesmos grahas em dusthānas ou relacionados aos seus senhores também podem gerar desequilíbrios característicos desse doṣa. Além disso, os signos de Budha (gêmeos e virgem) e Śani (capricórnio e aquário) no lagna ou proeminentes de alguma forma naturalmente predispõem a uma natureza vāta.

A descrição que é dada das qualidades de vāta nos clássicos de āyurveda envolvem frio, secura, leveza e mobilidade, principalmente. No corpo, ele preside o sistema nervoso, o processo de excreção e todas as outras formas de movimento, estando principalmente situado no intestino grosso e se dividindo ao longo do corpo em cinco vātas ou vāyus: udāna vāyu, prāṇa vāyu, samāna vāyu, apana vāyu e vyāna vāyu, que cuidam de diferentes processos envolvendo sempre mobilidade física ou psicológica.

Um indivíduo vāta é caracterizado fisicamente pela irregularidade, ou seja, são muito altos ou muito baixos, os dentes podem ser mal formados, tortos e espaçados entre si, a feição pode ser assimétrica, etc. Além disso, são ossudos e magros, com juntas e veias geralmente aparentes, digestão e apetite irregular, pele seca, rachada ou áspera, olhos pequenos, cabelo ondulado ou crespo e outras características provenientes das qualidades próprias de vāta como secura, mobilidade e irregularidade.

A um nível psicológico são criativos, adaptáveis, ágeis, ativos mas de baixa estamina, tem grande dificuldade com rotina, gostam de despender energia (física, mental, verbal, etc.), não poupam recursos e precisam de constantes estímulos mentais e físicos. Podem ser intelectualizados, falantes e sociáveis, especialmente aqueles em que predomina Budha ou seus signos, enquanto os tipos Śani são mais reclusos, melancólicos, desprendidos e contemplativos, embora também possam ser avaros, frios e egoístas.

Geralmente os tipos vāta sofrem com medo, insegurança, ansiedade, indecisão, superficialidade, falta de concentração, problemas de memória e podem viver aéreos. As doenças mais comuns envolvem o sistema nervoso, insônia, artrites, problemas psicológicos, depressão, constipações, gases, distensões abdominais e todo tipo de doença produzida pela exposição ao frio e a secura, ao qual são extremamente sensíveis, adoecendo geralmente nas estações com essas características.

A pacificação de vāta se dá por evitar a exposição ao frio e a secura, cultivar o silêncio ou expor-se a melodias e sons relaxantes, tais como mantras (o tipo vāta é muito sensível ao som), manter-se sempre aquecido e hidratado e evitar os sabores adstringentes, amargos e picantes, utilizando mais dos sabores doce, azedo e salgado. A prática de exercícios relaxantes e que trabalham os cinco vāyus tais como tai chi e yoga, massagens regulares envolvendo óleos quentes como o óleo de mamona ou gergelim, a realização regular de nāḍī śodhana prāṇāyāma, banhos de sol regulares mas moderados, oleação (snehana) regular, exposição indireta ao vento, cultivar o toque, manter uma rotina regular, procurar se alimentar de 3 a 4 vezes por dia com refeições nutritivas mas simples, pequenas, quentes e sempre com algum óleo, para diminuir a secura do organismo vāta e facilitar digestão e excreção, etc., são todas medidas positivas para pacificação.

Dos tipos vāta é notável que aqueles com influência predominante de Budha tendem a ser mais saudáveis, flexíveis e joviais, estando sempre em movimento e mantendo bom humor e criatividade, afinal, Budha é representado pela criança e é um graha rajas (de natureza ativa, apaixonada). Já os tipos predominados por Śani costumam adoecer mais fácil, especialmente se Śani estiver fraco e mal colocado, caso contrário, podem ser extremamente resistentes e gozar de vida longa. Além disso, são mais sérios e emocionalmente inexpressivos, o que os inclina tanto a um caminho de desprendimento, contemplação, abnegação pessoal e altruísmo, quanto para a criminalidade, o egoísmo e a subversão, o que dependerá das influências gerais do mapa, obviamente. O fato de Śani carregar consigo conotações mais negativas de vāta está diretamente relacionado a sua natureza tamas (obscuro, inerte ou ignorante) e a sua conexão com o fim ou o declínio de todas as coisas (velhice, doenças, etc.).
_________________
Referência: Ayurvedic astrology - Dr. David Frawley


Om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário