quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Āyurjyotiṣa: os tipos e desequilíbrios de pitta

Pitta doṣa, os desequilíbrios de pitta (fogo, em palavras simples), são comuns em indivíduos que possuem Sūrya ou Maṅgala (os dois pitta grahas) muito proeminentes no mapa, ou seja, fortes, influenciando Chandra, o lagna ou seu senhor, nas casas angulares (1, 4, 7 e 10, especialmente se estiverem dignos), nos dusthānas (6, 8 e 12) ou junto de seus senhores. 

Os lagnas áries, leão e escorpião, sendo de natureza pitta, também inclinam indivíduos que nasceram com esses lagnas ou com significadores pessoais/muitos grahas nesses signos a desequilíbrios de pitta. Fora isso, durante os períodos (mahā-antar-pratyantar-daśā) de tais grahas ou durante certos trânsitos dos mesmos há também uma tendência muito maior a problemas desse tipo, mesmo para aqueles que não possuem uma constituição ou desequilíbrios característicos de pitta.

No caso, um indivíduo pitta é caracterizado por um porte e peso mediano, musculatura bem desenvolvida, bom apetite e sede, pele avermelhada e propensa a acne e irritações, olhos geralmente claros e sensíveis a luz, cabelo fino, claro (loiro, ruivo ou castanho claro), com tendência a se tornar calvo ou grisalho prematuramente, temperamento forte e dominador, capacidade de liderança, percepção afiada, natureza argumentativa, discurso preciso, tendências agressivas, competitividade, impulsividade, inteligência aguda, imprudência e dinamismo.

Os desequilíbrios físicos de pitta envolvem calor, oleosidade e acidez desmedida no corpo, o que gera problemas como inflamações, complicações cardíacas, irritações na pele, ulceras, toxicidade sanguínea, problemas de visão, febres, excessos, etc., além de estarem mais propensos a acidentes - mais até do que a problemas de saúde, pois geralmente gozam de boa saúde -, uma vez que são impulsivos e por vezes imprudentes. Os desequilíbrios psicológicos envolvem ira, natureza crítica e controladora, fanatismo, brutalidade, insensibilidade, autoritarismo, incapacidade de se colocar no lugar dos demais ou de enxergar pontos de vista diferentes, impulsividade, arrogância, luxúria e dinamismo excessivo.

Indivíduos que desejam pacificar pitta, devem aprender principalmente a moderação, pois a alta capacidade metabólica de pitta, tanto a nível físico, quanto mental, os fazem exceder limites, o que aquece ainda mais corpo e mente. Inclusive, tudo aquilo que é refrescante é positivo para pitta, tal como água de coco, chá fresco de hibisco, residir em climas amenos, banhos gelados, atividades relaxantes, dar preferência a uma dieta vegetariana e livre de intoxicantes, exposição ao vento, uso de especiarias tais como cardamomo e coentro, sitali prāṇāyāma, exercícios moderados, diminuir o consumo de coisas salgadas, quentes, ácidas, picantes e azedas, aumentando o consumo de coisas adstringentes, amargas, doces e cruas (folhas e frutas, principalmente), etc. Outro importante elemento na pacificação de pitta é a rendição, ou seja, soltar as rédeas do controle excessivo a que estão inclinados, pois um indivíduo pitta é competitivo, está sempre prezando por algum grau de controle, afinal, são bons administradores e líderes.

Dentre os tipos pitta, o tipo em que Sūrya predomina é mais vigoroso, positivo e saudável, com uma tendência a desenvolver um sub-doṣa de vatta, enquanto o tipo em que Maṅgala predomina tende a ser mais negativo, violento, afetado por imprudência, excessos e um sub-doṣa de kapha. Essa diferenciação se dá, em grande parte, pelo fato de Maṅgala ser tamas (obscuro), enquanto Sūrya é sattva (puro e equilibrado). Por sinal, é possível relacionar Maṅgala mais diretamente a pitta - cuja forma densa é a bile, caracterizada pela combinação dos elementos água e fogo, ou seja, algo de natureza mais ácida - do que Sūrya, que está mais intimamente conectado com agni, a capacidade metabólica que é responsável tanto pela digestão de um alimento, quanto também de uma idéia ou visão e que é puramente da natureza do fogo.
_________________
Referência: Ayurvedic astrology - Dr. David Frawley

Om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário