quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Os conhecimentos através das casas dois e cinco

        Para definir os conhecimentos de uma pessoa duas casas são muito importantes: a dois e a cinco, pois embora possamos expandir essa questão para muito além dessas duas casas, vamos deter nosso estudo a elas apenas, pois elas provam-se centrais em diversos textos. Phaladīpikā, Jātaka Pārijāta e Sarvārtha Cintāmani determinam os conhecimentos que o indivíduo possui com base na dois, enquanto que a cinco é utilizada para determinar a inteligência, discernimento e memória, ou seja a qualidade do intelecto. Porém, Jaiminī indica a quinta casa como uma casa muito importante também para a determinação de habilidades, pois essa é a casa das paixões, daquilo a que nos devotamos de coração. Na prática podemos comprovar a eficácia de tal princípio exposto por Jaimi. Por exemplo, Herman Hesse possuía Mercúrio e Sol na quinta em gêmeos recebendo o olhar de Júpiter, e o mesmo tinha paixão pela escrita e a filosofia. Outro exemplo é Amedeo Modigliani que possuía Vênus, Mercúrio e Sol na onze em gêmeos a lançarem seus olhares a quinta, o que tornou o mesmo um apaixonado pintor. Portanto, com base nas influências que a quinta casa recebe, podemos determinar quais são as paixões do indivíduo, o que lhe interessa intelectualmente, representando-lhe uma fonte de expressão pessoal e criativa.

         Quanto a segunda casa, ela indica o conhecimento que pode ser transmitido através de palavras, que se consolidou, pois essa é a casa da fala e consequentemente, do tipo de discurso que o indivíduo possui. Uma segunda casa forte torna o nativo eloquente, o que pode qualifica-lo como uma fonte de suporte e liderança para muitos, conforme indicado em diversos śāstras. Seguem abaixo alguns ślokas do Phaladīpikā que indicam o quão importante é a dois para a determinação dos conhecimentos/educação que o indivíduo possuirá, assim como quanto a suas habilidades oratórias:

            ...se o senhor da dois estiver relacionado a Saturno, o indivíduo será desprovido de aprendizado, ou o mesmo obterá uma educação de baixo nível – 5.16.

Se o senhor da segunda estiver ligado a Júpiter, o indivíduo será bem versado nos Vedas, as escrituras sagradas. Se Mercúrio for o planeta associado, o indivíduo se especializará em economia e assuntos relacionados. Com Vênus associada ao senhor da dois o indivíduo será instruído em tópicos amorosos. Quando o senhor da dois está relacionado a Lua, o indivíduo em questão será hábil em certas artes. Quando conectado a Marte, será adepto de atividades envolvendo crueldade (como o abate por exemplo) e será um difamador. Se o planeta associado com o senhor da dois for Rāhu, o indivíduo gaguejará. Se for Ketu, ele gaguejará e contará mentiras. Se maléficos ocuparem a dois, o nativo será um tolo e sem qualquer riqueza. - 6.16.

Outros importantes ślokas a respeito estão presentes no Sarvārtha Cintāmani:

Se Mercúrio estiver localizado em um kendra, o senhor da dois estiver forte e Vênus estiver colocada na dois ou três com um benéfico, ou se Vênus estiver exaltada na segunda o indivíduo se tornará o melhor dentre os astrólogos - 35.3.

Se Marte ocupar a dois junto da Lua a receber o olhar de Mercúrio ou, tendo Mercúrio a ocupar um kendra, o indivíduo compreenderá a matemática – 36.3.

Se Mercúrio for o senhor da dois e ocupar sua exaltação, Júpiter ocupar o ascendente, e Saturno a oitava, tal yoga indicará um matemático – 37.3.

Júpiter como senhor da dois possuindo elevada força e estando sob o aspecto de Sol e Vênus indicam que o indivíduo será versado em gramática - 41.3.

Para citar alguns exemplos que corroboram com o princípio da dois como uma casa relacionada ao conhecimento, Sigmund Freud possuía Mercúrio e Lua em touro na oitava casa a olharem a segunda, o que indica um médico, um psicólogo. Outra combinação que pode indicar um psicólogo são conexões entre Júpiter e Saturno. Carl Gustav Jung possuía Saturno na dois em aquário recebendo o olhar de Júpiter na dez, dando-lhe aptidão a aconselhar e a ensinar. George Lucas, o criador de Star Wars possui o Sol na segunda em touro como regente da quinta, enquanto Vênus ocupa o lagna junto a Mercúrio em áries (o pioneiro), o que conferiu-lhe habilidades criativas, incluindo a da escrita. Logo, relacionando os significados dos planetas que ocupam a dois ou influenciam o seu regente, podemos determinar que conhecimentos o nativo possui, pois possuir é um tema central da segunda casa que no zodíaco natural indica o touro, signo que está relacionado a segurança. E essa segurança indica justamente o ápice do conhecimento, daí da dois ser a dez da cinco, ela representa o ponto culminante do intelecto: a eloquência, a capacidade de transmitir em palavras o que se sabe.


Hari Om Tat Sat

2 comentários:

  1. Bom dia Guilherme, por favor, que sistema de casas você utiliza? Posso utilizar o Plácidus, zodíaco Tropical?
    Abs e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir